sexta-feira, 11 de março de 2016

Pedra nos rins: a doença que pode atingir até 15% da população

                       

Muito estresse, vida sedentária e má alimentação e, claro, não consumir água, pode levá-lo a um quadro da doença.

No mês de conscientização sobre as doenças renais, especialista explica como prevenir o cálculo renal; ingestão de líquidos e alimentação saudável estão entre os principais aliados

Para evitar o aparecimento do cálculo renal é preciso ingerir muito líquido, ter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos

Para evitar o aparecimento do cálculo renal é preciso ingerir muito líquido, ter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos.

Quem já teve pedra nos rins lembra bem dos sintomas: uma dor lombar muito forte que desce em direção à bexiga. O problema, no entanto, podem ir muito além desse quadro. Cinco por cento dos pacientes que já tiveram a doença apresentaram evolução para o quadro de insuficiência renal com necessidade de transplante do órgão.

O urologista do Centro de Cálculo Renal do Hospital 9 de Julho, Fabio Vicentini, explica que para evitar o aparecimento do cálculo renal o paciente precisa ingerir muito líquido, ter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos. Veja mais algumas dicas:

    1
    Manter o corpo hidratado

    Um bom indicador de que o paciente está bebendo a quantidade certa de líquidos é a coloração da urina. Quando ela está numa cor bem clara, é sinal de boa hidratação.
    2
    Manter o corpo hidratado

    "O indicador de dois litros de água por dia é muito generalista, cada um tem uma necessidade", afirma o médico. Além da água, ajudam a evitar cálculos renais sucos de frutas cítricas como limão, laranja e melão.
    3
    Comer frutas e verduras

    Esses alimentos possuem muita água e ajudam a manter o corpo hidratado.
    4
    Consumir sal moderadamente

    O sal possui sódio que aumenta a concentração de cálcio nos rins. Esses elementos ajudam na formação dos cálculos.
    5
    Diminuir o consumo de proteína

    Elas aumentam o índice de ácido úrico e a acidez da urina, o que colabora na formação das pedras. "Isso vale para carnes em geral e também para suplementos proteicos", observa o especialista.
    6
    Praticar atividade física

    Pesquisas já comprovaram que quem pratica exercício físico tem menor incidência de cálculo renal.

Consultoria: Hospital 9 de Julho

Fonte Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário