Americana
Whole Foods quer vender apenas carne de frango com criação natural.
Objetivo é priorizar carne mais saudável até 2024. McDonald's e Subway
já anunciaram planos para reduzir uso de antibióticos.
A
rede norte-americana de varejo de produtos naturais Whole Foods, focada
em alimentos orgânicos, anunciou que pretende até 2024 comercializar
apenas carne de frango criado com ritmo natural, sem o uso de
substâncias artificiais que estimulam o ganho de peso. A rede entende
que, ao crescer de maneira mais saudável, a carne deverá ser mais
saborosa.
Para atingir o objetivo, será
necessário substituir o plantel aviário das granjas fornecedoras por
espécies como Red Ranger e Nacked Neck, que geralmente demoram 23% mais
do que os tipos preferidos dos produtores para atingir um tamanho
comercial.
"Será melhor tanto para os animais
quanto para a qualidade do produto final", afirmou o responsável pelas
compras de carne branca da Whole Foods.
A
iniciativa da rede de supermercados amplia as discussões sobre os
métodos de criação utilizados pela indústria para fornecer ao mercado
consumidor. Restaurantes e revendedores têm sido pressionados por
clientes e ativistas sobre as metodologias aplicadas. Redes de fast-food
como McDonald's e Subway já anunciaram planos para reduzir o uso de
antibióticos na produção dos ingredientes utilizados.
Atualmente,
os produtores levam 35 dias e 3,62 kg de ração para produzir um frango
de 2,4 kg. Há 30 anos, era preciso 3,20 kg de ração para criar uma ave
de 1,3 kg durante o mesmo período de tempo.
Grandes
produtores afirmam que as espécies de crescimento estimulado são mais
apropriadas, enquanto grupos de defesa dos direitos dos animais alegam
que a seleção genética criou frangos muito pesados, com peito
excessivamente grande, causando problemas cardíacos e locomotores nos
animais.
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