sexta-feira, 4 de março de 2016

Manual da ponte aérea para 'sobreviver' entre Rio e SP


Livro criado por jornalista é fruto da pesquisa do autor no período em que viveu entre as cidades. 'Declaração de humor às duas cidades', diz o autor Felipe Frisch.


Do G1 RioLivro conta histórias entre Rio e SP (Foto: Divulgação)Livro conta histórias entre Rio e São Paulo (Foto:


No mês em que a cidade do Rio completou 451 anos, o jornalista Felipe Frisch lançou o livro "Ponte aérea, manual de sobrevivência entre Rio e São Paulo". A obra, segundo ele, não tem pretensão de ditar regras em qualquer uma das duas cidades. Mas, com humor, joga luz sobre características interessantes e também irritantes de cariocas e paulistanos, incluindo dois extensos dicionários de expressões típicas do “carioquês” e do “paulistanês”.

O livro é fruto do trabalho de pesquisa do jornalista durante os 12 anos em que viveu entre as duas cidades. Com o tempo, o autor passou a postar nas redes sociais cada curiosidade paulistana ou carioca que chamava atenção e percebeu que a tão falada rivalidade fazia aflorar paixões, mostrando que, no fundo, a história era uma relação de amor bandido.

"O livro surge da curiosidade jornalística de ficar percebendo e anotando cada diferença entre as duas cidades ou estados. Eu diria que é um livro-reportagem de humor, para justificar meu diploma e minha profissão, claro", diz.
 
O autor conta ainda que, com o tempo, seu olhar sobre o Rio também passou a ser semelhante ao de um estrangeiro.

"O livro é uma declaração de humor às duas cidades. É claro que pode ter gente que vai ler e achar que eu defendi uma cidade, e gente que vai alegar que eu protegi outra, como acontecia quando eu postava a respeito. Mas eu me permiti criticar e elogiar tanto Rio quanto São Paulo, sempre com graça quando era possível. Não é porque eu falo de defeitos que o livro precisa ser pesado. Só com humor, é possível tolerar certas coisas e até mesmo mudar o que for preciso."

Pesquisa
O resultado de uma pesquisa que o autor fez com 520 pessoas está no final do livro. Veja abaixo:

Entre cariocas que vivem em SP:
54% ainda preferem o Rio
25% preferem SP
21% gostam igualmente das duas
88% dos retirantes cariocas em SP querem continuar em SP (58% voltariam para o Rio)

Entre paulistanos que moram no Rio:
32% ainda preferem SP (cai dos 54% originais)
42% gostam igualmente das duas
26% escolhem o Rio
79% dos paulistanos que moram no Rio querem continuar no Rio (68% voltariam para SP sem problemas)

São Paulo 6 x 4 Rio
SP venceu em educação das pessoas, atendimento – com invejáveis 82% dos votos –, comida (78%), oportunidades profissionais e de ensino, transporte público e táxis (e taxistas)
Rio lidera em quatro quesitos: beleza da cidade – quase que por unanimidade, 92% –, simpatia das pessoas, opções de lazer e clima

Igualmente ruins
Rio e SP foram considerados igualmente ruins pela maioria do público votante em segurança (45%), trânsito (48%) e custo de vida (39%). 

Apenas 8% dos paulistanos e 9% dos cariocas consideram a rivalidade entre Rio e São Paulo uma coisa séria. "Mas, ainda assim, acho que eles podem estar brincando."

Nenhum comentário:

Postar um comentário