O Rio de
Janeiro ainda está engatinhando nesse novo comércio, o que é muito bom
para quem quer empreender, enquanto que nos Estados Unidos já são 3,5
milhões de Food Trucks.
São Paulo, na
realidade, foi quem deu a partida nessa mania norteamericana que
importamos e que está fazendo sucesso, também , agora no Rio de Janeiro.
Mas precisamente na capital carioca. A procura por novas formas de se
ganhar dinheiro nesses tempos de crise tem tornado os Food Trucks e até
as Bikes Trucks em duas grandes opções - tanto para aqueles que podem
desembolsar quase meio milhão de reais, como aqueles que precisam apenas
de pouco mais de R$ 3 mil, que serão divididos de acordo com o bolso do
interessado no negócio.
Essa força do interesse
pelos Food Trucks pode ser vista por nós do Facebook Q Sacada e do Blog
Qsacada, quando realizamos a primeira transmissão ao vivo, nossa,
através da ferramenta Faceboock. Aconteceu no sábado (9/4), no Centro de
Convenções Sul América, durante a realização da feira Food Truck
Business, promovida pela PUG e tendo como patrocinadores a Miriam Minas
Rio, concessionária Mercedez-Bens, entre outros.
Em
três horas de transmissão, a página do Face do Qsacada já contabilizava
mais de 15 mil acessos, com gente interessada nas diversas entrevistas,
com vários expositores que lá estavam, onde poderiam saber tudo sobre
os produtos por eles apresentados. Nesta terça-feira, às 17hs, a página
já contabilizava 26.923 curtidas. Somando-se isso aos outros
resdultados diretos, entre os blogs Qsacada e CeasaCompras - outra
ferramenta do nosso grupo - chegamos a 55 mil acessos diretos, de acordo
com levantamentos feitos pelo Google.
Food Trucks
"Sprinter:
o veículo ideal para Food Trucks", este foi o tema desenvolvido no
ciclo de palestras do Food Truck Business. Tema defendido pela
concessionária de veículos Miriam Minas-Rio. Se vissemos os veículos
apresentados nos estandes de vendas, era uma afirmação de conceito. O
mais caro, utilizando tecnologia de ponta, como energia solar e tudo
mais, ficou por conta do veículo apresentado pela Sud Truck, cujos
valores somados entre chassi e carroceria daria um empreendimento em
torno de meio milhão de reais.
Na Miriam
Minas-Rio esse valor caía para pouco mais da metade, dependendo dos
acessórios, como ar-condicionado na cabine. E as prestações poderiam
chegar a 70 meses, tendo a possibilidade de financiamento através do
Banco Mercedes-Benz. Sendo a compra feita na concessionária Miriam. A
Fag Brasil tinha o seu caminhão custando em torno de R$ 200 mil, podendo
ser pago em 48 vezes e com o financiamento do BNDES.
Em
termos de mobiliário para os Food Trucks e restaurantes, a Alfatec
apresentava equipamentos que custavam R$ 35 mil, divididos em quatro
vezes. Já a Fermatec levou para lá geradores Honda, ultrassilenciosos,
que estão custando entre R$ 3.500 e R$ 3.800, que podem ser divididos em
até 10 vezes no cartão.
Se o seu caso são
mesas e cadeiras, estava lá a líder no mercado carioca, a empresa
fabricante " Rei das Mesas e Cadeiras", ofertando diversos tipos que
podem ser comprados em torno de R$ 350 o conjunto.
É
bom lembrar que este comércio está crescendo somente a 1 ano e meio no
Rio de Janeiro, onde já existem em torno de 200 veículos. No Brasil,
eles chegam a 100 mil, com a maior concentração, como sempre, em São
Paulo. Nos Estados Unidos, onde brotou a ideia, são 3,5 milhões de Food
Trucks.
Mais baratos, um barato
Para
quem não tem muito e quer fazer diferente, encontramos dois exemplos
marcantes: a Dream Bike , um Food Truck de triciclo, e uma PeT Shop
Truck. Ambas sensacionais.
A Dream Bike
Special, com ombrelones e tudo, pode ser adquirida por valores entre R$
3.500 e R$ 3.800, a serem divididos em até 6 vezes no cartão. A entrega é
feita em 15 dias úteis.
A Turma do Banho
levou sua franquia para o evento: o Pet Shop Truckado, para tosa e banho
de animais, custa em torno de R$ 75 mil, com condições de pagamento
superfacilitadas. E um retorno surpreendente de mais de 60% de
lucratividade, garantem os administradores., que estão se concentrando
no Rio de Janeiro e em São Paulo, mercados altamente valorizados com as
presenças dos animais nas famílias.
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