Os portugueses descobriram o Brasil, mas agora são os cariocas que
vão poder descobrir um pouco mais sobre o país, na terceira edição do
“Vinhos de Portugal no Rio”, que O GLOBO promove em parceria com o
jornal português “Público”. Para conhecer melhor a bebida que a cada ano
conquista mais os brasileiros, serão três dias de evento: 20, 21 e 22
de maio. A grande novidade é que as atividades agora acontecem no
CasaShopping, na Barra.
Quase 70 produtores
portugueses estarão no evento, que tem patrocínio de Senac, Deli Delícia
e CasaShopping; e parceria de Vinhos de Portugal. O público poderá
participar de cursos, provas, degustações e de sessões batizadas de
“tomar um copo”, além de curtir uma charmosa área de convivência. Haverá
atividades gratuitas, por ordem de chegada, e também pagas, através de
inscrições que começam na próxima quarta-feira, dia 27.
Uma
das opções para os visitantes será conhecer o Mercado de Vinhos, onde
68 produtores de diversas regiões de Portugal oferecerão uma experiência
de degustação diferente. Durante duas horas, cada participante fará as
degustações numa Smart Wine Glass, a “taça inteligente” premiada no Wine
Business Innovation Summit, na Alemanha. A taça contém um chip que
registra cada vinho degustado. Na semana seguinte ao evento, os
participantes receberão por e-mail informações sobre os vinhos
degustados, inclusive onde achá-los para compra.
Outra
atividade será a Prova de Vinhos. Por uma hora, 30 participantes farão
provas e harmonizações guiadas por críticos dos jornais “Público”
(Alexandra Prado Coelho, Pedro Garcias e Manuel Carvalho) e O GLOBO
(Pedro Mello e Souza), juntamente com Dirceu Vianna Júnior, o único
brasileiro que possui o título de Master of Wine, e Luís Lopes, editor
da “Revista de Vinhos”, de Portugal.
Provas e mais provas
O
crítico português Luís Lopes ministrará o curso “Introdução ao Vinho
Português”, oficial da Academia de Vinho de Portugal, ViniPortugal. Os
participantes receberão certificado ao final da aula, que terá duração
de uma hora. Outra atividade para conhecer melhor os vinhos de Portugal
são a “provas” – uma zona exclusiva de prova de vinhos do Porto
Clássico, tintos, harmonização com doces, queijos e vinhos do Porto e
muito mais. Com uma hora de duração, a iniciativa leva os participantes,
guiados pelos críticos, a saborear alguns dos vinhos mais sofisticados
das diferentes regiões.
Para o Mercado de Vinhos, as provas e os cursos, é preciso comprar ingressos no site www.vinhosdeportugalnorio.com. br. Todos custam R$ 110 mais R$ 11 em taxas, com exceção das provas especiais, cujo valor é de R$ 130 mais R$ 13 em taxas.
O
evento ainda contará com uma área de convivência com um lounge,
atrações gastronômicas e uma loja de vinhos. Este ano, a sessão “Tomar
um copo” terá a participação da cantora Adriana Calcanhotto e dos
críticos de vinho que conversarão descontraidamente com os visitantes em
papos que sempre terminarão em agradáveis degustações do produto. Essa
atividade é gratuita, por ordem de chegada e com duração de 15 a 20
minutos. A área de convivência funcionará na sexta e no sábado, das 11h
às 23h e no domingo, das 11h às 22h30m.
— É um
prazer ter novamente essa parceria com o “Público” num evento que
conquista mais cariocas a cada ano. E com uma novidade para os
assinantes do GLOBO, que poderão garantir sua entrada antes e por um
preço menor na pré-venda para o Mercado de Vinhos. Amanhã, são 50% de
desconto e, na terça-feira, 20% de desconto. Basta entrar no site www.clubeoglobo.com.br e fazer o resgate — explica Sérgio Almeida, gerente de Marketing do GLOBO.
Só
é permitida a entrada de menores de 18 anos na área de convivência
acompanhados pelo responsável. A programação completa do evento, com
horários e preços, estão no site www.vinhosdeportugalnorio.com. br.
CURSO
Introdução ao vinho. Com Luís Lopes. Dia 20 de maio (sexta), às 17h; dia 21 (sábado), às 11h; e dia 22 (domingo), às 17h.
PROVAS
Grandes tintos. Com Pedro Garcias. Dia 20 (sexta), às 11h; e dia 21 (sábado), às 15h.
Grandes brancos. Com Pedro Garcias. Dia 20 (sexta), às 13h; e dia 22 (domingo), às 11h.
Vinhos brancos do Século XXI. Com Pedro Mello e Souza. Dia 20 (sexta), às 15h; e dia 22 (domingo), às 19h.
Grandes vinhos de Setúbal. Com Luís Lopes. Dia 21 (sábado), às 21h. A entrada custa R$ 110, mais R$ 11 de taxas do site.
Harmonização de doces e vinho do Porto. Com Manuel Carvalho e Alexandra Prado Coelho. Dia 21 (sábado), às 13h.
Setúbal, a excelência do moscatel. Com Luís Lopes. Dia 22 (domingo), às 13h.
Harmonização de queijos e vinhos. Com Manuel Carvalho e Alexandra Prado Coelho. Dia 22 (domingo), às 21h.
A entrada para estas provas custa R$ 110, mais R$ 11 de taxas do site.
PROVAS ESPECIAIS
Porto clássico. Com Manuel Carvalho. Dia 20 (sexta), às 19h.
Vinhos refrescantes para o Rio. Com o Master of Wine Dirceu Vianna Júnior. Dia 20 (sexta), às 21h.
A entrada custa R$ 130, mais R$ 13 de taxas do site.
TOMAR UM COPO
Vinho
do Porto. Com Manuel de Carvalho. Dia 20 (sexta), às 14h30m e 21h30m;
dia 21 (sábado), às 20h30m; e dia 22 (domingo), às 18h30m.
EÇA DE QUEIRÓS
Com
Adriana Calcanhotto e Carlos Reis. Dia 20 (sexta), às 18h30m; dia 21
(sábado), às 12h30m; e dia 22 (domingo), às 13h.De graça, por ordem de
chegada.
MERCADO DE VINHOS
Dia 20 (sexta).
São três sessões abertas: das 16h às 18h, das 17h às 19h e das 20h às 22h.
Dia 21 (sábado).
Sessões das 11h às 13h, das 14h30m às16h30m, das 17h30m às 19h30m, e das 20h30m às 22h30m.
Dia 22 (domingo).
Sessões das 11h às 13h, das 15h às 17h, e das 18h às 20h.
A entrada custa R$ 110, mais R$ 11 de taxas do site.
Fonte Extra
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