sexta-feira, 1 de abril de 2016

Mãos bonitas para sempre?

Tome nota dos tratamentos que ajudam a rejuvenescer a pele das mãos. Quase sempre exposta ao sol e a produtos químicos, região do corpo merece cuidados especiais.


                 Imagem inline 1


Mais fina e delicada que o restante do corpo e mais exposta a fatores como sol, vento, água e produtos de limpeza, a pele das mãos nem sempre recebe a atenção que merece. Em alguns casos, elas até parecem envelhecer mais rápido que o restante do corpo. Madonna e a atriz Sarah Jessica Parker são duas famosas que já chamaram a atenção por não terem mãos lá muito bonitas. Mas a boa notícia é que os tratamentos para esta região do corpo não param de avançar. A dermatologista Karla Assed diz que os lasers praticamente acabam com as manchas de idade e estimulam a produção do colágeno. Ela explica que são vários os tratamentos para melhorar o aspecto de envelhecimento das mãos.

— É possível estimular a produção do colágeno, por meio da aplicação do laser. Luz intensa pulsada, laser fracionado, CO2 estão entre as opções. E há também preenchedores capazes de "engordar" as mãos mais magras, como o ácido hialurônico. Outra alternativa é tracionar a pele com o Ulthera — afirma.

Já Bárbara Machado, professora assistente dos cursos de Pós-Graduação Médica pela PUC-Rio, explica que recentemente o FDA aprovou uma substância chamada Radiesse, composta por hidroxipatita de cálcio. Ela não só preenche, como ajuda o corpo a produzir colágeno. O tratamento tem duração de 2 anos. O Radiesse também é usado para preenchimento facial.

A dermatolgista Helena Costa indica o drug delivery de cólageno. A técnica consiste na aplicação de laser fracionado não ablativo, que abre uma “porta” de entrada na pele para aplicação de um booster de colágeno. Desta maneira, ocorre uma absorção até quatro vezes mais intensa dos ativos que estimulam a produção de fibras colágenas e elásticas. A intenção é melhorar a textura da pele, deixando-a hidratada, macia e rejuvenescida. Em média, são indicadas três sessões, com intervalo de 20 dias.

Já na Clínica Essendi, na Barra, o handlift é uma técnica de preenchimento subcutâneo que corrige as imperfeições e recupera o volume da região, minimizando as rugas e marcas, além de encobrir veias e tendões que se tornam mais proeminentes com o passar dos anos. O tratamento pode ser feito com substâncias prontas, como ácido hilaurônico e hidroxiapatita de cálcio, ou mesmo com a própria gordura corporal, retirada de outras partes do corpo, como joelhos. O procedimento é simples, dura de 30 a 60 minutos e pode ser realizado no próprio consultório.

— Com o auxilio de microcânulas, injetamos a substância e depois realizamos uma manipulação local para modelar e distribuir uniformemente — explica o cirurgião plástico Eduardo Sucupira.
As mãos da atriz Sarah Jessica Parker - Stephen Lovekin/Getty Images/AFP

Logo após a aplicação, a paciente é liberada do consultório, sem necessidade de cuidados especiais. O efeito de rejuvenescimento fica natural e dura, em média, um ano e meio.

O dermatologista Murilo Drummond desenvolveu um peeling com ácido tricloroacético (TCA). O procedimento proporciona uma maior hidratação da pele, melhorando e corrigindo a textura e pequenas imperfeições. Outras técnicas como aplicação de luz intensa pulsada, radiofrequência ou infravermelho, também podem ser associadas em casos de manchas mais resistentes. Os sinais que denunciam a idade podem também ser prevenidos ao longo da vida, assim como flacidez, ressecamento cutâneo e degeneração do tecido epitelial.

Segundo Drummond, é preciso ficar atento ao aspecto das mãos. Ele explica que algumas doenças, como alterações de tireoide, diabetes, anemias e o uso de medicações, podem ocasionar lesões cutâneas

— Em alguns casos, é necessário o tratamento da doença de base para que a causa do problema de pele das mãos seja solucionado ou controlado — alerta o dermatologista, que é professor titular do Instituto de Pós-graduação Médica Carlos Chagas.

Prevenção é o melhor remédio

A dermatologista Karla Assed diz que o ideal é iniciar os cuidados com as mãos o mais cedo possível, logo após os 20 anos. Deve-se evitar, ou pelo menos moderar, as agressões do cotidiano. Nesse quesito, os detergentes são os principais vilões. Também é recomendado usar sabonete líquido mais suave para a pele das mãos e abusar dos hidratantes. A dica é carregar sempre um tubinho na bolsa. Existem hoje muitas fórmulas específicas para essa área do do corpo, mas vale a pena dar preferência aos produtos que combinam hidratção e fator de proteção solar. Os cuidados devem ser diários.

— Vale a pena reaplicar o protetor solar com mais frequência nas mãos, já que elas são constantemente lavadas. O sabonete deve ter pH neutro para não ressecá-las — diz Karla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário