domingo, 29 de março de 2015

Semana Santa : Rio promove ação sobre benefícios e qualidade do pescado





Por Jeline Rocha

Evento acontece de 1 a 4 de abril. Além de Niterói, Rio, Búzios, Angra, São Pedro e Cabo Frio, programa "De Olho no Peixe" comemora 4ª edição chegando a Macaé e Maricá

Para reforçar o consumo do pescado na alimentação e o que deve ser observado na hora da compra do produto, o Governo do Estado promove na Semana Santa a campanha de conscientização “De Olho no Peixe”, que chega à quarta edição com algumas novidades. Uma delas é a ampliação - de seis para oito - do número de municípios contemplados com a ação. Haverá também distribuição de receitas criativas (todas à base de peixes e frutos do mar, de fácil preparo e a preços acessíveis), grupos de teatro e dança e até gastronomia entre as atividades que vão agitar, de 1º a 4 de abril, os mercados de Niterói, Rio (Copacabana), Angra dos Reis, Búzios, Cabo Frio e São Pedro de Aldeia, além de Maricá e Macaé, incluídos este ano.

A abertura oficial será às 7h de quarta-feira, dia 1º, no Mercado de Peixe São Pedro, em Niterói, com encerramento às 11h do Sábado de Aleluia, dia 4, em Angra dos Reis, cidade escolhida para sediar a oficina de gastronomia que acontecerá todos os dias no município da Costa Verde para ensinar o preparo de pratos tendo o pescado como ingrediente. Reforçando as atividades lúdicas, em todos os mercados haverá diariamente, das 7h às 13h, distribuição de material com sugestão de receitas e orientações sobre aspectos que identificam que o produto está fresco, como olhos e escamas brilhantes e guelras vermelhas. Vale até a consistência dura da carne, o que deve ser conferido com luvas, para evitar a contaminação.

Estrutura da campanha 

Banners e adesivos detalhando as características das espécies de pescado mais consumidas no estado estarão em pontos estratégicos dos mercados. Milhares de folhetos com as dicas para a compra do pescado de boa qualidade serão distribuídos por técnicos da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, a Sedrap, que criou o projeto na Semana Santa de 2012 como frente de contribuição para o desenvolvimento sustentável da pesca fluminense, tanto em aspectos socioeconômicos quanto ambientais.

Teatro e dança - No embalo de músicas consagradas explorando temas como mar, pescador e peixes, a apresentação dos grupos de teatro e dança acontecerá em Niterói, Rio e Angra, em dias alternados. Na quinta-feira, dia 2, será a vez do mercado de vendas da Colônia de Pesca Z-13, no Posto Seis, em Copacabana, a mais antiga do país. Na sexta, dia 3, a atividade acontece no mercado de Niterói, chegando a Angra no Sábado de Aleluia, dia 4.

Receitas - Ressaltando a importância da inclusão do pescado no cardápio doméstico, serão distribuídas receitas elaboradas na oficina de alimentação saudável promovida no início de março no Telecentro da Pesca Maré, unidade de capacitação profissional que funciona há dois anos na sede da Fiperj.

Oficina em Angra - O palco da oficina de gastronomia será a carreta do Senac, com dicas e orientações especiais sobre o preparo das receitas criadas por um grupo da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), responsável pela Manutenção e Serviços Gerais nas sedes da Sedrap e da Fiperj, no Centro de Niterói. Os pratos são inspirados em dez espécies de pescado escolhidas por sua importância econômica no estado do Rio: sardinha, linguado, dourado, xerelete, corvina, tainha, camarão, tilápia, anchova e atum.

Defeso - A Fiperj ressalta que, com o defeso (de 1º de março a 31 de maio no Sul e Sudeste) das espécies nativas de camarão marinho, o ideal é consumir os produzidos em cultivo (Litopenaeus vannamei) ou comprar o produto congelado em estabelecimentos com declaração de estoque que comprovem a captura anterior ao período.

Parceria inédita - Pela primeira vez, o “De Olho no Peixe” tem o apoio da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio); do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ); do Sindicato do Comércio Varejista de Angra dos Reis (Sicomércio); e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ). O Senac cederá uma carreta equipada com cozinha industrial, ar-condicionado e toda a estrutura necessária para a oficina de gastronomia. Com a parceria, todos os profissionais envolvidos na ação - como os que trabalham nos boxes dos mercados - usarão camisetas e bonés da campanha de conscientização.

- As parcerias são muito importantes para ampliarmos nossas ações. O Rio de Janeiro está entre os principais produtores de pescado do país, sendo fundamental a prática de campanhas de conscientização e outras frentes que incentivem o consumo e priorizem a qualidade. E a Semana Santa, época da tradição de se comer peixe, é ideal para isso. O “De Olho no Peixe” é também uma rica ação de fomento aos pescadores, contribuindo para o aumento da renda e impulsionando a economia do estado - diz o presidente da Fiperj, Essiomar Gomes.

Veja os endereços da campanha


Angra dos Reis - Praça Zumbi dos Palmares, próximo ao Mercado Municipal de Peixes.

Búzios - Mercado do Peixe na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, no Porto da Barra.

Cabo Frio - Mercado do Peixe em frente ao Viaduto do Canal e Rua dos Biquínis.

Macaé - Mercado Municipal de Peixes, na Avenida Presidente Sodré, s/nº, Centro.

Maricá - Praça Conselheiro Macedo Soares, próximo à sede da Secretaria Municipal de Turismo.

Niterói - Mercado de Peixes São Pedro, na Avenida Visconde do Rio Branco, 55, Ponta D’Areia.

Rio - Colônia de Pesca Z-13, no Posto Seis, em Copacabana.

São Pedro da Aldeia - Mercado Público, na Rua Teixeira Brandão, em frente à passarela da pista central.


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