sexta-feira, 13 de março de 2015

Saiba interpretar seu Índice de Massa Corpórea (IMC)


Todo mundo quer estar de bem com o próprio peso. Por razões de saúde ou por razões estéticas. Mas poucas pessoas sabem exatamente qual é o peso ideal para determinada altura. Por exemplo: um homem de 1,70m pesando 70 kg está dentro do que se considera “adequado”? E se este mesmo homem pesar 15 kg a menos, isto é, 55 kg? O IMC ou Índice de Massa Corpórea é uma medida que ajuda avaliar se o seu peso está adequado, baixo ou elevado para a sua altura.

Cada pessoa tem um tipo de corpo diferente. Importante saber que o IMC serve apenas como um instrumento métrico que procura, de uma forma geral e bem ampla, interpretar a forma corpórea das pessoas. Com a análise deste e de outros parâmetros em conjunto, como outras métricas corpóreas (a circunferência abdominal, por exemplo) a avaliação médica e os exames laboratoriais, facilita-se a tomada de uma decisão importante – e difícil – no sentido de perder ou de ganhar peso.

Como se calcula o IMC?

Fácil. Faça a seguinte conta (use a máquina de calcular!): pegue seu peso em quilos e divida pela sua altura em metros. Divida novamente pela sua altura em metros. Veja o resultado: este é o seu IMC.

Vamos utilizar o exemplo acima exposto: homem de 1,70 metros pesando 70 kg: 70 dividido por 1,70 = 41,17. Dividimos este número de novo por 1,70 e dá 24,22. Este é o IMC. Agora vamos ver se este homem de 1,70 metros pesasse 55 kg. Faça as contas e confira: o IMC é 19,03.

Como interpretar o IMC?

O que exatamente o índice quer dizer? Veja a interpretação na tabela abaixo, de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia:

IMC                           

    INTERPRETAÇÃO
< 18,5                           MAGREZA
Entre 18,5 e 24,9          ADEQUADO
25 a 29,9                      SOBREPESO
30 a 39,9                      OBESIDADE
> 40                            
  OBESIDADE GRAVE

Retomando nosso exemplo, podemos ver que os dois homens de 1,70 m, pesando 70 e 55 kg estão com os respectivos IMCs (24,22 e 19,03) dentro do “adequado”.

O cálculo do IMC é uma abordagem inicial. Quem não está com o peso adequado deve procurar uma avaliação profissional, pois hoje há muito o que se pode fazer para ajudar as pessoas a perderem ou ganharem peso, mantendo a qualidade de vida bastante satisfatória.

Calcule seu IMC e lembre-se que a busca da saúde é sempre a melhor opção para a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário