segunda-feira, 9 de março de 2015

Artesanato colombiano em alta

Bolsas feitas por artesãs de tribo colombiana seguem em alta no outono e são encontradas em locais de sucesso no Rio, aponta o Extra.
  


  A moda vai e vem com tanta rapidez que, muitas vezes, até achamos que perdemos o timing de adquirir aquela peça que chegou nas vitrines há alguns meses. Mas, se você amou as bolsas colombianas, conhecidas como Wayuu, ainda dá tempo de comprar a sua. Sucesso no verão passado, elas continuam em alta. E mesmo com o fim da estação dá para desfilar com sua bolsa cheia de lindas formas geométricas a tiracolo.

"Por essas bolsas serem muito coloridas, as pessoas acham que só podem usá-las no verão. Mas isso não tem muito a ver. É claro que sair com esse acessório à luz do dia, no calor, combinando com um biquíni, ou uma roupinha bem leve, é perfeito. Mas, no exterior, as mulheres usam até no frio, com jeans ou moletom”, explica a consultora de imagem Beatriz Lafaietti.

Shakira, Katy Perry, a top Alessandra Ambrósio, a atriz Julia Faria e a blogueira Thássia Naves não perderam tempo e escolheram um modelo fashion da bolsa para bater perna por aí.

Mas apesar de as bolsas serem ‘uma coisa linda de se ver’, os precinhos são bem salgados. O valor de venda delas, que varia de R$ 200 a R$ 700 no Brasil, é justificado pelo trabalho artesanal (são todas feitas à mão). As originais são produzidas pelas mulheres da tribo colombiana Wayuu, têm modelagem tipo saco e padronagens bem contrastantes e únicas, criadas a partir da trama de fios multicoloridos 100% algodão.

Dificilmente, você vai encontrar um modelo igual a outro. Além disso, cada bolsinha leva 20 dias para ser feita. No Rio, podem ser encontradas na feira hippie da General Osório, em Ipanema, na loja Mary Zah, do shopping Barra Garden, e na Accessorize. Também inspiradas na cultura da tribo Wayuu, lojas como Arezzo, Topshop e Anacapri lançaram versões com couro e cores mais sóbrias, perfeitas para a próxima estação.

Helena Henriques, sócia da marca Nomad Bijoux, vai expor alguns modelos da bolsa colombiana hoje e amanhã no evento O Mercado, que acontece no clube Fluminense, em Laranjeiras. “Já estamos na quarta remessa de bolsas originais Wayuu. Trabalhamos com muitas peças étnicas. Costumo dizer que vendemos estilo, e não moda. E essas bolsas têm bastante saída porque representam um estilo”, avalia Helena.

2 comentários:

  1. Sou de BH, e já tive uma bolsa dessa. Infelizmente ela foi roubada. Gostaria de saber detalhes de compra.
    Obrigada!

    ResponderExcluir