quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Mulheres boas de churrasco em São Paulo

                             

Evento contará com 20 chefs renomadas em um festival que chega na sua segunda edição. Portanto, vale uma boa ida para a capital paulista onde também acontece o festival de pescados da Ceagesp, que teve prorrogado para dezembro o seu término.


Festival gastronômico que acontece neste sábado (28/11), em São Paulo, vai mostrar que se os homens foram para a cozinha, as mulheres também podem ir para a churrasqueira. Em sua segunda edição, a "Churrascada" terá, entre os 20 chefs, cinco renomadas chefs femininos, desmistificando a ideia de que apenas homens sabem fazer um bom churrasco. Neste ano, participam as chefs Clarice Chwartzmann, Ligia Karazawa, Priscila de Deus, Paula Labaki e Tatiana Bassi.

Quem for conferir o festival, poderá saborear carnes preparadas em churrasqueiras a lenha ou carvão. Espetos no chão, grelha, tambores, Pit (usado do Texas para defumar carne) e Parilla são alguns dos equipamentos que serão usados no evento.

Clarice Chwartzmann, idealizadora do projeto “Mulheres na Churrasqueira – yes we can do it”, que ensina mulheres a preparar o fogo e a conseguir o ponto certo de cada carne, será a responsável pelo pernil de cordeiro Flavor Poll Dorset no festival. Já a chef Priscila de Deus, do restaurante Pobre Juan, especializado em carnes nobres, oferece como opção aos visitantes o cordeiro patagônico Poll Dorset.

A consultora do MasterChef Brasil e chef executiva do Lena Labaki Catering, Paula Labaki, vai mostrar suas habilidades com o copa lombo de javali cerrado carnes. Ligia Karazawa, à frente do Brace, restaurante do Eataly, prepara o Carré de cordeiro Flavor Poll Dorset. Tatiana Bassi, filha do mestre das carnes Marcos Bassi, herdou do pai todo o seu know-how e fará a famosa Bisteca Fiorentina Swift Black.

- As mulheres merecem usufruir e protagonizar o prazer da churrasqueira, da parrilla, do preparo do alimento na brasa. Acredito que é uma questão cultural, passado de pai para filho. Acho importante haver a quebra deste paradigma de que existe tarefa para homens ou para mulheres. O que existe é o interesse de uma pessoa por algo, independente do sexo. A liberdade de podermos ser e fazer o que nos faz felizes é o que me move - falou Clarice.

Para ela, a cultura do país ainda mantém a churrasqueira como sendo um lugar para os homens. - Por isso, a causa de colocar as mulheres em frente à churrasqueira é de certa forma inovador. E existe o desejo contido na maioria das mulheres de conhecer os mistérios e segredos e fazer do seu jeito, quando e se quiserem, assim como os homens - completa a chef.

Sobre o prato que vai preparar no festival, Clarice detalha que vai focar na carne de cordeiro, em especial a paleta e pernil, assados com o tempo necessário para ficar tenra e saborosa, sem muitos temperos, apenas sal e a brasa certa. - A carne de cordeiro é uma das mais saborosas do churrasco e hoje no Brasil temos raças especiais para o churrasco, como a Poll Dorset.

E, claro, ela dá umas dicas para um bom churrasco, em casa. - Os segredos de um bom churrasco, além de uma carne de qualidade e procedência e o fogo correto, são a paciência e a negociação com o tempo para extrair o melhor de cada carne e cada momento do churrasco - diz.

Sobre Churrascada

A segunda edição da Churrascada se prepara para servir, neste sábado, 4 toneladas de carne. O festival acontece das 12h às 22h.

Publicidade

Local: Avenida Roque Petroni Junior, 576 - Brooklin

Ingressos: a partir de R$300 (All Inclusive)

Venda através do site: https://semhora.com.br/evento/churrascada-2a-edicao

Nenhum comentário:

Postar um comentário