segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Fuja das "pegadinhas" armadas por supermercados

                   

Nos últimos dias, o consumidor brasileiro viu nas televisões, acompanhou pelos jornais, as redes de supermercados, como acontece no Rio de Janeiro, competindo em promoções, falsas datas de aniversário - que se repetem pelo menos umas três vezes no ano, sem que a pessoa se dê conta disso. Ações que visam apenas vender mais. E vale qualquer tipo de armadilha para arrancar o dinheiro do freguês, que não percebeu também algumas sutilezas dessas datas promocionais. A ONG Proteste, de defesa do consumidor, preparou uma lista de "pegadinhas" para você procurar não cair no que está vendo ou sentindo em um supermercado. Veja.

1 - Datas especiais

De acordo com a Proteste, há, pelo menos, 12 táticas que os supermercados usam para fazer você gastar além do planejado. Na entrada, são colocados produtos temáticos, como ovos de Páscoa, brinquedos no Dia da Criança etc. A ideia é que, como o carrinho ainda está vazio, você fica propenso a comprar alguma coisa que não estava na lista.

2 - Piso

As cores e os desenhos que os azulejos dos pisos formam podem ajudar a acelerar ou atrasar a compra.

3- De última hora

Sabe aquelas guloseimas que você compra de última hora? Elas não estão na boca do caixa por acaso. Salgadinhos, chocolates, pilhas, balas e revistas são colocados ali para você colocar no carrinho.

4- Amostra

Promotoras de vendas que oferecem um copinho de alguma bebida ou um pedacinho de um novo produto estão ali para incentivar as vendas daquele lançamento.

5- Sem hora

Já percebeu que nos supermercados não há relógios nem janelas? É para você não perceber que o tempo está passando.

6- Música

Até a música ambiente tem o intuito de incentivar a compra - ou retardar seu passo, fazendo com que você fique mais tempo dentro da loja.

7- Mistura

Há lojas que mudam alguns produtos de lugar para forçar você a explorar prateleiras diferentes.

8- Devagar e sempre

Os corredores interiores são mais estreitos, o que provoca congestionamento de carrinhos e te faz passar mais devagar pelas prateleiras de produtos.

9- Lanchonete

Uma nova tendência que vem se mostrando para forçar que você passe mais tempo na loja é disponibilizar uma 'área de lazer', com uma lanchonete. Não coincidentemente, essa região é cercada de livros à venda.

10- Longo caminho

Os produtos de primeira necessidade, como pão, leite, carne e frutas, ficam nos fundos das lojas. Isso força o consumidor a passar por um monte de outros produtos, aumentando as chances de que algum deles entre no carrinho.

11- Ar-condicionado

A temperatura do supermercado está sempre boa, nem quente ou fria demais.

12- Luzes e cores

O jogo de luzes e cores também tem um papel fundamental no incentivo à compra. O local das carnes é geralmente vermelho e dos peixes, azul.

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