quarta-feira, 25 de novembro de 2015
Ilha do Governador (RJ) tem feira orgânica neste sábado
A inauguração da Feira Agroecológica e Cultural da Ilha do Governador, no próximo dia 28/11, vai acontecer das 7h30 às 13h, na Praça Jerusalém, Praia da Bica bairro, no Jardim Guanabara.
Além de barracas com produtos e alimentos livres de agrotóxicos (venenos químicos) oriundos da agricultura familiar e de assentamentos da Reforma Agrária, terá também artesanatos de pesca,indígena e uma programação cultural com artistas do bairro e convidados, além de atividades de educação ambiental.
A Feira Agroecológica e Cultural da Ilha do Governador é uma iniciativa do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas (CCFO), programa da Prefeitura do Rio executado através da SEDES (Secretaria Especial de Desenvolvimento Solidário). Seu funcionamento conta com o apoio da Subprefeitura da Ilha, Ordem Pública, Comlurb, Guarda Municipal e CET-Rio.
O Conselho Gestor do CCFO é composto pela Abio, Essência Vital e Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede CAU).
A Feira da Ilha tem como instituição gestora a AULA (Associação Universitária Latino Americana) e ocorrerá TODOS OS SÁBADOS, das 7h30 às 13h, na Praça Jerusalém, Jardim Guanabara (Praia da Bica).
A feira tem apoio dos produtores, artesãos, entidades locais e dos órgãos públicos.
Parcerias: Rede CAU (Rede Carioca de Agricultura Urbana) - APELT (Assoc. Pescadores Livres de Tubiacanga) - Colônia de Pescadores Z-10 - AMOG (Assoc. Morad. Galeão) - AMA Tubiacanga (AMAT) - AMAFRE (AMA Freguesia) - Fórum Insulano - Igreja Batista Peniel - Capela Imperial Imaculada Conceição - Asfunrio - Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ) – VERDEJAR – Orgânicos da Ilha – Horto Vitae - IBDS - Degase – Mov. Pequenos Agricultores (MPA) - Abio - AS-PTA - Afojo - Conceito comunicação Integrada – Rádio Zum – Rádio Ilha Rio FM 98,7 Mhz – Os Ciclanos – Bike Anjo – ACIG (Assoc. Ciclistas da IG) - Ecotur ILHA - Instituto Unitas – Ilha Notícias – Ilha Repórter – Mov. Eu quero um Teatro na Ilha – Portal Ilha Carioca - Se Liga Grupo de Teatro.
Programação Cultural e de Educação Ambiental:
Contação de estórias, artesanato indígena e implantação da Lei Federal no. 11.645/2008 que incluiu no currículo da rede de ensino a “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”
Ecoloja de Trocas Solidárias do Instituto Unitas: traga sua canga, livros, roupas e outros objetos para doar e trocar
Artesanato: bonecas de pano, estamos buscando o artesanato da pesca junto à comunidade de Tubiacanga e a Colônia de Pescadores Z-10 que passam por forte processo de desmantelamento cultural do saber tradicional
Artes visuais e esculturas
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Oficina de bicicleta: cicloativismo, os direitos do ciclista no Código de Trânsito brasileiro, materiais educativos e audiovisuais (Bike Anjo, Os Ciclanos e ACIG - Associação dos Ciclistas da IG)
Educação ambiental: atividades lúdicas com as crianças, palestra com a bióloga Albina Cusmanich, e dicas da culinária saudável.
Doação e troca de livros, revistas e cartilhas educativas sobre agroecologia e temas ambientais
Troca de sementes e mudas
Reaproveitamento de óleo de cozinha: traga todo sábado seu óleo de fritura para ser reciclado
O lixo orgânico da feira será doado ao projeto socioambiental do DEGASE para produção de adubo, a ser utilizado na horta e produção de mudas e flores
CULTURA
Música: "O Quarteto Orgânico”,do Verdejar Socioambiental, Fernando Holanda e Guga Leão do Grupo Senta Fé, Alejandro Diaz, e Luiz Guilherme voz e violão; Rás Bernardo (ex-vocalista da banda Cidade Negra) e Marko Andrade.
Lançamento de livros sobre a Ilha do Governador e os ecossistemas da Baía de Guanabara: geógrafo e professor André Tenreiro, autor dos livros: “Um lugar fora do Mapa” e “Duque de Caxias: a geografia de um espaço social" (em co-autoria com Cleonice Puggian, Manoel Ricardo Simões, Marcelo Ramos dos Santos e Sebastião Fernandes Raulino)
Teatro: “Socorro a mamãe pifou” com Se Liga Grupo de Teatro (Direção: Johnny Lima)
Poetas convidados: Paulo George, Hélio de Assis, Adriano Soares, Áureo Ramos, Myrian Stanchi, Lucio Celso, Claudio Vaz e Dalberto Gomes – Os Goliardos
Oficina de palhaços
Blocos de carnaval (a confirmar)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A feira ainda existe?
ResponderExcluir