quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Sua loja está preparada para fazer sucesso na Black Friday?

                              

Veja essa excelente dica de um consultor para você lojista, comerciante, se preparar para faturar mais nesta data que se tornou bastante conhecida no Brasil. Muitos consumidores já estão ansiosos para aproveitar a data.

(*) Por Rodrigo Genoveze

Há alguns anos, a Black Friday vem crescendo e se consolidando no mercado do e-commerce brasileiro. Somente em 2014, o festival movimentou cerca de R$ 1,16 bilhão, segundo a e-bit, o que representa 51% de aumento em relação ao ano anterior. A previsão para 2015 é que esse número seja ainda maior, apesar do cenário econômico. Com a proximidade da data, as empresas já devem tomar alguns cuidados para aproveitar esse momento para faturar mais e encerrar o ano com um saldo positivo, uma vez que, com a crise, as vendas não estão em ritmos como os de outrora.

A verdade é que a Black Friday é a grande aposta para movimentar o setor de varejo eletrônico neste ano. Com isso, um ponto básico a ser considerado agora, um mês antes do evento, é sobre a importância de comunicar diretamente aos seus consumidores uma seleção com as melhores ofertas para que se planejem e já se predisponham a comprar pelo seu site.

Para ter sucesso nessa estratégia, é importante que, em primeiro lugar, você conheça muito bem seu público. Isso pode ser feito a partir de análises de comportamento de compra durante o ano todo, o que faz com que você conheça as áreas mais acessadas do site, os produtos mais vendidos e até mesmo a faixa etária do público-alvo.

Feito isso, usar e-mail marketing pode parecer um pouco ultrapassado, mas, uma pesquisa realizada pela Serasa Experience apontou que a conversão dessa ferramenta chega a 2,53%, o que representa a maior taxa entre as ferramentas de conversão de vendas online. Preparar uma arte atrativa e selecionar as ofertas que estão mais de acordo com o perfil do consumidor fará com que suas vendas cresçam ainda mais durante o evento.

Também se deve pensar em publicidade digital direcionada a esse público que foi definido. Trabalhar com o mercado de afiliação é sempre uma opção bastante interessante e com um retorno atraente. Por meio dos espaços oferecidos por uma rede de afiliados, você direciona a publicidade ao seu target e, trabalhando por performance, só paga pelo que realmente converte.

Outra dica para atrair mais compradores ao canal de vendas virtual é apostar em "teasers" sobre os produtos que serão ofertados durante a promoção. Isso ajuda a criar expectativas, o que aumenta o interesse dos usuários e, consequentemente, o tráfego no portal.

Não se esqueça de planejar com antecedência um projeto de prevenção de abandono de carrinho, pois a prática acontece em 83% dos casos de venda virtual. Para isso, uma alternativa bastante eficaz é criar alertas antes de o usuário fechar a janela sem efetivar a compra. A solução ajuda a evitar que consumidores desatentos saiam do seu portal antes de finalizar a transação.

Aproveitar por completo as oportunidades da Black Friday só depende de se planejar de forma estratégica. Já ficou mais do que provado que os brasileiros gostam muito de comprar por meio de promoções e não existe evento mais apropriado para superar a crise que um dia como este.

Bons negócios!

(*) Rodrigo Genoveze é country manager da Zanox

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