segunda-feira, 30 de novembro de 2015

"Limite", o melhor filme de todos os tempos

                           

Conheça as locações do filme na autêntica "Reviera" brasileira num especial que o blog Qsacada irá publicar.

Gravado em Mangaratiba, município situado na Costa Verde fluminense, Limite (1931), de Mário Peixoto, foi eleito pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) o melhor filme brasileiro de todos os tempos. A organização, formada por críticos e jornalistas especializados em cinema de todo o Brasil, divulgou uma lista com as 100 melhores produções da história do cinema nacional, incluindo curtas como Ilha das Flores (1989), de Jorge Furtado, Aruanda (1960), de Linduarte Noronha, e Di (1977), de Glauber Rocha.

O baiano Glauber Rocha, aliás, ocupa o segundo lugar do ranking com Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964). Em terceiro aparece Vidas Secas (1963), de Nelson Pereira dos Santos. O levantamento servirá de base para o livro Os 100 Melhores Filmes Brasileiros, que chega às livrarias em 2016 pela editora Letramento e vai contar com ensaios de críticos sobre cada uma das produções.

Glauber é o cineasta que mais vezes aparece na lista, cinco. Com quatro, estão Rogério Sganzerla, Joaquim Pedro de Andrade, Nelson Pereira dos Santos, Hector Babenco e Carlos Reichenbach. A lista completa dos 100 melhores filmes pode ser conferida no site da Abraccine.

O longa de Mário Peixoto retrata duas mulheres (Olga Breno e Tatiana Rey) e um homem (Raul Schnoor) que relembram seus passados enquanto estão em um barco à deriva.

Por conta dessa indicação, o Blog Qsacada irá contar a história dessa região tão bonita do litoral do Rio de Janeiro, que deveria ser apontada como a "Riviera" brasileira. Será um roteiro belíssimo para onde você deverá ir nas férias de Final de Ano ou no início de 2016. São histórias fantásticas que nem mesmo a secretaria de Turismo do município sabe contar, e que reúnem mistérios, música e belíssimas imagens. Aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário