quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Qual a temperatura certa para a pipoca de panela?

Descobrimos e vamos mostrar para vocês os resultados encontrados por dois físicos da França. Portanto, se quiser dar aquela relaxada do carnaval, para ficar olhando o horizonte ou vendo aquele filme bacana, à dois ou com a família toda,  siga essa dica precisosa. O sucesso é garantido.
 


Se você está enjoado das pipocas de microondas, ou quer manter esse aparelho mais afastado possível do seu dia a dia, pode ficar tranquilo que cientistas franceses encontraram a solução para você fazer a mais saborosa e nutritiva pipoca de panela que já se viu na vida. Os pesquisadores Emmanuel Virot e Alexandre Ponoma Renko, da Escola Politécnica de Paris, encontraram a temperatura ideal para que o milho se abra totalmente: 180 graus.

Segundo eles, a energia reprimida é liberada para a estrutura do grão e o empurra contra a superfície quente da panela, lançando em seguida o grão do milho para o alto, a uma altura que varia de alguns milímetros até centímetros. No fogão, a umidade no interior do grão de milho começa a se transformar em vapor quando a temperatura passa dos 100 graus. Mas, quando chega a 180 graus, a pressão dentro do grão subiu para cerca de dez vezes a pressão atmosférica no nível do mar. Sem conseguir aguentar a pressão, a camada exterior do grão arrebenta e a parte interna se expande, forçando o caminho para fora, através da casca já rompida.  Aos 170 graus, apenas 34% dos grãos (na pesquisa) tinham estourado, mas ao chegar aos 180 graus cravados, esse índice chega a 96% das pipocas. Portanto, afirmam eles, a temperatura crítica é cerca de 180 graus, para que todo o milho estoure, não importando o tamanho e nem a forma do grão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário