segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Fita inteligente para gestantes mede barriga e indica evolução do bebê

Conceito de design pode ajudar mães em países de baixa renda



Dois estudantes de design de produtos da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, criaram um projeto-conceito de uma fita métrica digital para gestantes que, além de medir a circunferência da barriga da futura mamãe, indica os estágios da gestão a partir da medição e imprime os resultados sibre sua saúde e a criança.

"A medida que a gravidez avança, cresce o volume de informações a partir do tamanho da barriga e também o comprimento da fita. Serve como uma metáfora visual do dia que ele vai dar a luz", diz Eliz Ayaydin, estudante que criou o projeto em parceria com o colega Vidhi Goel.

Com esta espécie de fita inteligente, batizada de Bud, a gestante vai acompanhando o crescimento de sua barriga com a ferramenta, que envia os dados para uma impressora sobre o tamanho do bebê - e sua comparação com o tamanho de frutas, por exemplo - ou se os dentes e os cabelos já está se desenvolvendo.

"Há outras informações importantes a saber, como por que a visão da gestante fica distorcida às vezes, se é normal sentir dor ao urinar ou por que a gestante engordou 10 quilos em uma semana", explicam os designers.

Embora os estudantes imaginaram o dispositivo para os EUA, eles também planejam alguma versão do que poderia ser potencialmente útil em áreas rurais de países de baixa renda, em que é difícil para as mães chegar a um médico ou manter-se atualizado sobre informações de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário