Conceito de design pode ajudar mães em países de baixa renda
Dois estudantes de design de produtos da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, criaram um projeto-conceito de uma fita métrica digital para gestantes que, além de medir a circunferência da barriga da futura mamãe, indica os estágios da gestão a partir da medição e imprime os resultados sibre sua saúde e a criança.
"A medida que a gravidez avança, cresce o volume de informações a partir do tamanho da barriga e também o comprimento da fita. Serve como uma metáfora visual do dia que ele vai dar a luz", diz Eliz Ayaydin, estudante que criou o projeto em parceria com o colega Vidhi Goel.
Com esta espécie de fita inteligente, batizada de Bud, a gestante vai acompanhando o crescimento de sua barriga com a ferramenta, que envia os dados para uma impressora sobre o tamanho do bebê - e sua comparação com o tamanho de frutas, por exemplo - ou se os dentes e os cabelos já está se desenvolvendo.
"Há outras informações importantes a saber, como por que a visão da gestante fica distorcida às vezes, se é normal sentir dor ao urinar ou por que a gestante engordou 10 quilos em uma semana", explicam os designers.
Embora os estudantes imaginaram o dispositivo para os EUA, eles também planejam alguma versão do que poderia ser potencialmente útil em áreas rurais de países de baixa renda, em que é difícil para as mães chegar a um médico ou manter-se atualizado sobre informações de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário