quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Cuidado que é falso!

Não é só a paleta que não se parece com a mexicano: são o capuccino, o iogurte grego, o queijo Gruyeire. Aponta especialista em blog do Estadão.



Cliente: Por favor, um Capuccino.

Atendente: Com canela?

Cliente: Não, apenas café e a espuma do leite.

Atendente: então o senhor não quer um capuccino. Capuccino tem chocolate e canela.

Cliente: Então me veja um café com leite

Atendente: Ah, o senhor quer uma média? Por que não falou antes?

Cansamos de vivenciar o ocorrido acima até o ponto em que desistimos. Se não

estivermos em uma das boas e poucas cafeterias que já temos no Brasil, é mais garantido pedir uma média. Até já nos perguntaram: capuccino italiano ou brasileiro? O italiano, nesse caso, vinha com chocolate.

Todas as vezes em que nos deparamos com uma situação como essa, nos perguntamos: por que é que no Brasil as coisas tradicionais tem que ser distorcidas. Por que chamam de capuccino um café que em nada se parece com um tradicional italiano?

A matéria publicada no último dia 5/2, no Estadão PME, sobre a febre das Paletas Mexicanas demonstra mais um caso como o descrito acima: as paletas “mexicanas” brasileiras só se assemelham as mexicanas legítimas pelo formato. Lá, não são recheadas, não são cremosas e não são feitas com leite condensado e brigadeiro. Porque chamá-las, então, de Paletas Mexicanas?

Vamos mais adiante. Quem conhece um iogurte grego de verdade sabe que o que
nos vendem aqui no Brasil também está longe de ser parecido com o tradicional. Açúcar em excesso e cremosidade de menos são as características da maioria dos iogurtes “gregos” brasileiros. Os tradicionais tem menos açúcar, e por isso são mais ácidos. E mais saudáveis.

E no mundo dos queijos, segmento em que atuamos? A “grande” contribuição brasileira foi chamar de Gruyere um queijo que em nada, mas em nada mesmo, se assemelha ao Gruyere original. O Gruyere brasileiro é todo furado. São as chamadas olhaduras. O Gruyere suíço não tem furos. O sabor é, também, completamente diferente.

E assim vamos nós, ingênuos consumidores brasileiros, acreditando naquilo que nos vendem, por falta de referências e informação.

Desde a época da Cervejaria Eisenbahn, gostamos de fazer as coisa da maneira correta. Educar o consumidor, ser honesto com ele, vender gato por gato. Não chamávamos nossa cerveja por um nome e envasávamos outro líquido dentro. E não faremos queijos tradicionais apenas no nome, mas também nas receitas. Está aí um grande diferencial que as pequenas e médias tem frente aos grandes, que precisam “popularizar” suas receitas para vender volumes imensos. Eles não podem ter rejeição. Nós podemos.

Não estamos dizendo que aqui só se deve copiar o que existe lá fora. Mas se lançar um produto inspirado lá fora, mas com características diferentes, por favor, escolha um novo nome para ele.

Bruno e Juliano fundaram a premiada Cervejaria Eisenbahn, um pub inglês em Blumenau e tocam uma fábrica de queijos especiais em Pomerode. Escrevem todas as terças no Blog do Empreendedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário