segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Lanche saudável favorece o aprendizado das crianças

Na semana passada o Ceasa Compras já tinha alertado sobre isso, mas nunca é demais falar: alimentos nutritivos auxiliam no bom raciocínio.

Na correria do dia a dia, muitos pais recorrem à praticidade e acabam colocando alimentos industrializados na lancheira das crianças. Mas arrumar um tempinho para preparar com cuidado o que os pequenos levam para comer no intervalo das aulas rende benefícios não só para a saúde, mas também para o aprendizado deles. Segundo a nutricionista Cintya Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, manter uma alimentação saudável na escola é fundamental para o bom raciocínio:

— Ter um lanche nutritivo à mão é importante, porque as crianças não podem passar muito tempo em jejum. Além disso, é uma forma de incluir no cardápio delas alimentos variados, importantes para o seu desenvolvimento.

Quanto mais naturais forem as preparações, melhor. E, quando for preciso recorrer a produtos industrializados, é essencial atentar para o que o rótulo diz.

— Alguns sucos de caixinha, por exemplo, têm tanto açúcar na composição que se assemelham a refrigerantes. Outros contêm mais água e polpa de frutas, e podem fazer parte da dieta de vez em quando. Por isso, os pais devem se habituar a ler os rótulos — orienta Cintya Bassi.

Já os sucos naturais devem ser preparados o mais perto possível da hora de a criança ir para a escola, para evitar alterações nutricionais e de sabor. Uma ótima alternativa a esse tipo de bebida é a água de coco. Colocar uma garrafinha de água na mochila da criança e incentivá-la a beber durante o dia ajuda na hidratação.

Salgadinhos e doces devem ser evitados

De acordo com a nutricionista, o ideal é aproveitar o lanche escolar para oferecer novos sabores aos pequenos. Antes de considerar que determinado alimento não agrada ao paladar infantil, é preciso oferecê-lo sete vezes, em preparações diferentes.

— Se a criança não gostou de comer banana, é preciso insistir com a fruta de outras formas, como em bolo ou torta de banana — ensina.

Salgadinhos, refrigerantes, doces e chocolates devem ser evitados ou enviados na lancheira, no máximo, uma vez por semana.

— Mandar o lanche de casa é sempre melhor, mas dá para negociar com a criança e deixá-la comprar na cantina às vezes, até para ela não ficar isolada socialmente — diz Cintya Bassi.

Mais dicas

Entre as fontes de carboidratos, a coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Anhembi Morumbi, Avany Bon, recomenda pães integrais e biscoitos água e sal, cream cracker, de aveia e mel, de leite ou maisena.

Peito de peru e queijo branco podem rechear sanduíches. Embrulhe-os em papel laminado, que preserva melhor a temperatura.

Frutas picadas podem ser acondicionadas em potes plásticos. Para evitar que elas fiquem escuras, pingue algumas gotas de limão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário