domingo, 22 de fevereiro de 2015

Maio está chegando e as noivas ansiosas

Cuidado: sites alertam para a diferença entre foto e realidade de vestidos vendidos pela internet.
 


Comprar um vestido de festa pela internet, principalmente em sites chineses, pode ser uma ideia sedutora, sobretudo pelo preço, em geral bem menor. Mas as barganhas virtuais nem sempre são um bom negócio. Muitas das peças acabam se tornando uma surpresa desagradável no momento da entrega, por apresentarem qualidade, corte, acabamento e até cor bem diferente do prometido nas fotos de divulgação. Além disso, ainda há o problema da falsificação, já que esses sites muitas vezes copiam modelos de grifes de luxo inadvertidamente.

Para denunciar esses sites e produtos e alertar a outras consumidoras sobre o risco que elas correm, alguns sites e páginas no Facebook se dedicam a revelar aos seus seguidores a diferença entre o produto disponível no site e como ele é na vida real. O Knock Off Nightmares - algo como “destruindo pesadelos”, em português” -, é um deles, e coleciona histórias horripilantes, sobretudo de noivas na data que deveria ser o sonho delas. Também há o ‘International Ownership’, focado em combater a pirataria de vestidos de grife. O ‘Brides Beware’ (‘noivas devem ficar atentas’, em português), por sua vez, é focado em vestidos de noiva defeituosos.

Cuidados na hora da compra

Além de ficar atento às denúncias feitas pelas páginas, a dica principal é pesquisar bem e buscar referências de outras pessoas que tenham feito compras semelhantes pela internet. Trocar experiências é fundamental para não entrar em roubadas. Além disso, uma maneira de tornar as transações com os sites chineses mais seguras é consultar o site Muambator, que possibilita controlar e monitorar as compras na internet. Ele traz discussões sobre assuntos relacionados a compras no exterior e ajuda os consumidores a conhecer produtos e serviços que não são facilmente encontrados na web.

Ler os termos de compra e devolução também é essencial. Outra dica para se resguardar, ainda, é reunir notas fiscais e recibos do envio da embalagem. Em caso de problemas, lembre-se de tirar fotos e ter testemunhas do que aconteceu e procurar o site onde foi realizada a compra para reivindicar os seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário