segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Rio: na praia e conectado com o mundo

                               


Banhistas terão verão ‘high-tech’, com wi-fi liberado nas barracas. Aplicativo para fazer pedido direto da areia é outra novidade da estação

O "uniforme" é o mesmo: biquíni ou sunga, protetor solar, canga, cadeira, guarda-sol e, cada vez mais indispensáveis no kit praia, celulares e toda sorte de equipamentos eletrônicos. A julgar pelo que se viu nos primeiros dias de verão, a estação este ano será mais tecnológica do que a dos últimos anos. O número de barraqueiros com wi-fi só cresce e, agora, os banhistas já podem usar aplicativo para pedir mate e água de coco sem sair do lugar. Tendência que se confirma na ciclovia, onde as bicicletas elétricas caíram de vez no gosto dos cariocas. Afinal de contas, se a praia recebe tantas tribos, a turma high-tech também tem direito a seu pedaço de areia.

Em Ipanema, barraqueiros já oferecerem wi-fi para os clientes, que geralmente reclamam da dificuldade para se conectar à rede gratuita do Projeto Orla Digital, do governo do estado. A moda, como tantas outras lançadas no bairro, logo se espalhou, chegou ao Leblon e está prestes a ganhar adeptos na Barra. Todos de olho em vantagens que Magno Guedes, da Barraca do Flávio & Magno, no Posto 12, no Leblon, experimenta há dois meses, desde que abriu o seu sinal de internet para os banhistas.

— Já tínhamos o chuveirão, a maquininha de cartão de débito e crédito. O wi-fi foi mais uma forma de inovar, como um chamariz de clientes. Os cariocas curtiram. E os gringos gostam muito. Outro dia, pararam aqui os jogadores da seleção de rugby de Portugal. Decidiram ficar por causa do wi-fi. É um atrativo e tanto, porque hoje ninguém consegue ficar desligado das redes sociais — diz Magno, que criou uma página da barraca no Facebook.

Verão promete algumas novidades na praia

Geralmente, a senha para acessar a internet é oferecida quando o cliente aluga cadeira ou barraca, uma iniciativa aprovada pelas advogadas Patrícia Simões e Carolina Goulart. Moradoras de São Paulo, usaram o wi-fi da Flávio & Magno na terça-feira. Patrícia checou e-mails e baixou arquivos do trabalho. Mas a utilidade da rede sem fio vai além. Se a cada mergulho é um flash, as fotos precisam ser postadas imediatamente, para ganhar curtidas e comentários dos amigos.

— Usamos o wi-fi para postar fotos no Facebook, conversar no WhatsApp, usar o Instagram — disse o auxiliar administrativo Márcio Bressiane.

Tá liberada

Morador de Nova Iguaçu, ele foi à praia no Leblon, na terça-feira, com outros quatro amigos, todos conectados à rede de uma das barracas:

—É uma grande ideia, porque os pacotes de dados das operadoras de telefone às vezes são pequenos, e não dá para fazer tanta coisa na internet.

A partir de janeiro, os frequentadores poderão contar com mais uma novidade. O aplicativo “Na Praia”, segundo sua idealizadora, Carol Martins, será uma espécie de Uber da praia. Ele terá funções parecidas com as de sites especializados em entrega de comida ou usados para chamar táxi. E promete agilizar a vida na hora das compras na areia.

— Para o banhista, será um facilitador na hora de encontrar o produto que quer consumir. Ele não vai precisar esperar o ambulante passar. Poderá pesquisar o que deseja, localizar onde o vendedor está e fazer o pedido pelo aplicativo. O ambulante receberá o aviso e irá ao encontro do banhista — explica Carol, que promete o aplicativo, disponível para aparelhos iOs e Android, com mais de 400 ambulantes e barraqueiros cadastrados, a partir do dia 8 de janeiro.

Fonte: Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário