quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Veja ceia especial para os mais light

                         

Ceia de Natal pode continuar deliciosa com substituições de alguns alimentos.

Nesta época do ano, não é difícil exagerar na comida com tantas festas e confraternizações acontecendo, e sair da linha sem perceber. Justamente no verão, quando a ida à praia e à piscina aumenta a oportunidade de mostrar mais o corpo.

Então isso é motivo para não aproveitar a vida? De jeito nenhum! Há maneiras de se amenizar o consumo de tantas calorias, substituindo certos produtos que entram como ingrediente principal ou não de pratos típicos deste período, como assados saladas cheias de maionese e sobremesas recheadas de gordura e açúcares.

Por exemplo, para a entrada pode ser servida uma salada de folhas com alface, rúcula ou escarola, misturado com pepino, tomate e cebola, que são hidratantes e fontes de sais minerais como o ferro, proteínas e vitaminas A, B e C, entre outras. E até frutas, como manga, abacaxi ou laranja, que estão em plena época de colheita e, com isso, apresentam preços mais em conta.

Na hora de preparar pratos como bolos, tortas e assados, dá para se cortar muito das calorias substituindo os ingredientes, como por exemplo trocando o leite integral pelo desnatado, o creme de leite por um creme feito com queijo de soja, maionese por iogurte natural, preferindo assar carnes mais magras (como peixes e carne branca) e de preferência sem pele ou aquela faixa de gordura. De preferência, use produtos integrais, naturais ou orgânicos.

Na hora da sobremesa, pode-se trocar os doces preparados com leite condensado, creme de leite e açúcar refinado por compotas de frutas ou mesmo frutas in natura. Nesta época do ano, estão em plena safra a amora, o figo, a goiaba, a lichia, a melancia, a nectarina e o pêssego (veja tabela de sazonalidade AQUI). Prefira ainda picolés de frutas aos sorvetes cremosos, que levam bastante gordura e açúcar em sua formulação.

A dica é preparar pratos saudáveis para a ceia e colocar a culpa de lado, substituindo os alimentos pesados e gordurosos e preferindo as carnes magras (peixes e carne branca), e consumir mais saladas e frutas. Veja abaixo uma tabela que traz mais dicas de substituições saudáveis!

Ceia tradicional

1- Manteiga
2- Salame, presunto, mortadela
3- Bolos e tortas recheadas
4- Pães e biscoitos comuns
5- Chantilly
6- Doces com creme, chocolates e chantilly
7=Molhos com creme de leite ou maionese
8-Alimentos refogados
9-Frituras
10Salsicha comum
11-Molhos brancos
12-Gratinados com queijo ralado
13-Sopas cremosas
14-Carnes vermelhas
15-Sorvetes cremosos

Alimentos que podem substituir (na mesma ordem)

1- Requeijão light
2- Frios a base de peru ou frango
3- Bolos simples
4- Pães e biscoitos de farinha integral
5-Iogurte
6- Frutas em calda
7- Molhos com iogurte desnatado
8- Alimentos cozidos
9- Assados e grelhados
10- Salsicha de frango ou de peru
11- Molhos vermelhos
12- Gratinados com farinha de rosca
13- Calodos com legumes ou de carne
14- Frango ou peixe
15- Picolés de frutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário