segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Moda no Rio de roupa nova

                            

Conheça as marcas que são o futuro da moda do Rio. Nova geração quer arriscar, indo além do tradicional modelo de negócio. Veja matéria do Ela.

Há quem diga que nós cariocas somos bairristas, olhando com desdém para qualquer coisa que não seja made in Rio. Talvez haja um pouco de verdade nisso, mas pensando bem, no caso da moda, um certo bairrismo está ok. Que outra cidade brasileira produz roupa tão em sintonia com o estilo próprio, sem copiar o que vem de fora?

Não falo apenas do beachwear, embora os biquínis de Blue Man, Salinas, Lenny Niemeyer e cia sejam a imagem da moda do Rio para muita gente. Mas pense na Richards e na Osklen; relembre as históricas Company e Yes, Brazil — roupa com espírito carioca para se usar na praia e fora dela. É nessa trilha que seguem as marcas mais recentes da cidade, algumas criadas há um ano, outras há poucos meses. Fato é que as araras da cidade estão recheadas de uma nova moda. Basta visitar multimarcas como Dona Coisa, Casa Ipanema, Valen e Villa Effetti. Ou acessar os e-commerces OS/ON (
oson.com.br), +Brands (shopmaisbrands. com.br) e OQVestir (oqvestir.com.br) para encontrar aquele jeito chique descontraído que é a cara do Rio.

"Há frescor no ar. Um olhar jovem, alegre, uma geração querendo fazer uma roupa com personalidade, cheia de atitude e com DNA bem carioca. Eles vão além das tendências, trazendo junto o lifestyle de cada estilista", analisa a produtora Bebel Moraes, responsável pelos looks do ensaio de capa desta edição, feito apenas com grifes estreantes.

Sem shopping

A estilista Glória Marques, que depois de 20 anos na Richards fundou a Sardina há um ano, acredita que há uma nova geração que quer arriscar, indo além do tradicional modelo de negócios da moda:

"Muitos não têm formação em moda, sequer sabem o que é tendência. Eles pensam muito mais em criar comportamento, em investir num projeto de vida. São criadores que não têm medo de arriscar. Por isso, não estão nos shoppings, mas nos eventos que unem a moda a outras áreas e que lembram muito os happenings que acontecem na Europa", afrima.

Glória se refere a eventos como o Carandaí 25 (que, aliás, acontece hoje e amanhã, no Studio 512, no Jardim Botânico), Casa Soma, Casa XXVinte, Cluster e O Grito — todos muitíssimo bem divulgados pelo Instagram e pelo Facebook.

"Muita gente ia aos eventos já procurando pela Svetlana, então achei que era a hora de abrir uma loja. Acredito que a minha geração quer arriscar mais. Nós, por exemplo, não seguimos o calendário à risca e ousamos mais nas fotos do lookbook", conta Mariana, que fez da Svetlana uma marca vegana como ela mesma. Moda é comportamento, ou não?

Com anos de experiência na Blue Man, Thomaz Azulay lançou a The Paradise este ano, ao lado de Patrick Doering. Ele percebe um boom criativo na moda carioca.

"A cidade tomou fôlego e está de volta, isso depois de um hiato em que a moda do Rio ficou nas mãos das grandes marcas. Há uma galera jovem com verve criativa, coisa que eu não via há tempo. A diferença é que eles são empreendedores que chegam ao mercado mais preparados. Ao contrário dos anos 70, quando havia muita gente jovem criando, mas tudo acontecia meio por acaso", diz o estilista, que desde quinta vende a The Paradise nas multimarcas Gaoli, no Forum de Ipanema, e Choix, em São Paulo.

Essa gente criativa a quem Thomaz se refere tem trabalhado junto. Helena Pontes, que veio de Recife e montou sua marca em 2012, diz que o Jardim Botânico é um ponto de encontro profissional.

"Com os valores absurdos de aluguel, há gente desistindo do ateliê para ficar nos espaços de co-working. Eu mesma divido uma sala com a Ana Porto (designer de joias) na Casa XXvinte, onde também estão a Benta Studio e a Lokal Wear", diz Helena, que vê o lado positivo da dificuldade financeira. "Esse convívio gera uma troca de informações que influencia o trabalho de cada marca".


E assim, do co-working à multimarcas, nossa jeunesse dorée prova que, no que depender da moda, o Rio continua lindo.

Coordenação de moda e texto: Renata Izaal. Edição de moda: Bebel Moraes. Beleza: Vini Kilesse. Modelos: Mariana Almeida (Way), Carol Perlingeiro (Ford Rio) e Breno Ortega (40 Graus). Agradecimentos: Boulangerie Carioca, Hospedaria Modernista e Museu de Arte do Rio, um espaço dedicado a arte, cultura visual e educação.

20 MARCAS CARIOCAS PARA CONHECER

Ana Porto:
www.anaportostore.com

Aragem:
www.oqvestir.com.br

Beira:
www.beira.com.br

Benta:

Publicidade
www.bentastudio.com

Brir:
www.brir.com.br

Escudero:
www.escuderoonline.com.br

Handred:
www.handred.com.br

Helena Pontes:
www.helenapontes.com

Krya:
www.kryastore.com.br

Lale:
www.lalebrand.com.br

Marcela B:
www.marcelab.com

Mocha:
www.mocha.com.br

Sardina:
www.sardina.com.br

Self+:
www.selfmais.com.br

Svetlana:

Visconde de Pirajá 550/2° andar

The Paradise:

www.theparadise.rio

Verkko:
verkko@verkkostore.com

Wasabi:

Publicidade
www.wasabi.net.br

Wymann:
www.wymann.com.br

Zephina Camisaria:

Av. Ataulfo de Paiva 1174

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