segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Primo do Açaí luta para melhorar sua saúde

                    

Juçaí protege a pele de danos solares e de envelhecimento, pois ele é rico em antioxidantes, segundo dermatologistas. Coqueluche no Rio, produto vai chegar em São Paulo no ano que vem.


Podemos considerar que é uma espécie de primo do nosso tradicional açaí, só que com uma quantidade quatro vezes maior de antioxidantes. Por causa disso, aqueles que o consomem ficam com a pele mais protegida dos danos solares, segundo dermatologistas. Perfeito para o verão.
                     

Em outras épocas do ano, ele combate os radicais livres, o que retarda o envelhecimento. Como se não fosse suficiente, o amigo da foto ao lado ainda é mais rico em ferro e tem níveis maiores de potássio que o açaí nosso de todos os dias. Não é à toa que muitos apontam o juçaí como “o” sucesso do verão.

"Essa história começou quando o meu sócio, que tem um sítio na Serrinha do Alambari, percebeu que os pássaros sempre comiam o fruto da palmeira juçara. Ele resolveu colher para fazer pesquisas e foi então que chegamos à conclusão de que a Mata Atlântica também tinha sua espécie de açaí", explica André Vaz de Mello, um dos fundadores da empresa que agora distribui a polpa do fruto, misturada com banana e inhame, a mais de uma centena de pontos de venda do Rio de Janeiro (deve chegar a São Paulo no próximo ano).

O gosto é parecido, mas ao mesmo tempo mais sofisticado que o do açaí, afirma Fred Weissman, um dos sócios da Jaeé, no Leblon, que oferece o creme acompanhado de goiaba, banana e granola:

"Ele é menos doce, é daí que eu acho que vem a sofisticação. Abrimos a casa já servindo juçaí, por isso nossos clientes mais fiéis conhecem bem. Foi uma decisão nossa não trabalhar com o açaí tradicional. O juçaí tem propriedades nutricionais melhores".

O sabor menos doce pode ser resultado do guaraná produzido para o creme, diferente do xarope de guaraná industrializado usado na polpa do açaí comum.

Gostoso de tomar e, ao mesmo tempo, bom para a pele. A dermatologista Aline Vieira acredita que é uma questão de (pouco) tempo até que alguém comece a fabricar cremes à base do fruto:

"Só de comer uma pequena quantidade você já traz benefícios para a pele. Os pacientes sempre querem saber o que podem fazer, além de usar cremes e se submeter a tratamentos, para se cuidar. Esse tipo de alimento rico em antioxidante é exatamente o que eu sugiro".

Para a nutricionista Isabel Jereissatti, o juçaí, que tem uma contagem de calorias também bem próxima ao açaí (155kcal/100g), pode ser considerado o “nosso mirtilo”.

"Os americanos já fizeram vários estudos com mirtilo, mostrando que é anticancerígeno, previne diabetes, é bom para o intestino... A composição do juçaí é muito parecida", afirma.

Isabel sugere duas receitas: uma com banana, tâmaras e gengibre e outra com hibiscos, kiwi e uva-passa (veja mais no quadro ao lado).

1. Coloque as tâmaras de molho em um copo com água e deixe na geladeira durante a noite. 2. Bata no liquidificador as tâmaras com os demais ingredientes. Se necessário, use um pouco da água para ajudar a bater.

RECEITA COM BANANA

INGREDIENTES

180g de polpa de juçaí

Publicidade

1 banana pequena madura

2 tâmaras secas

1 colher de café rasa de gengibre ralado

MODO DE PREPARO

1. Coloque as tâmaras de molho em um copo com água e deixe na geladeira durante a noite.

2. Bata no liquidificador as tâmaras com os demais ingredientes. Se necessário, use um pouco da água para ajudar a bater.

COM HIBISCOS

INGREDIENTES

150ml de água

1 colher de sobremesa cheia de hibiscos

100g de polpa de juçaí

1 kiwi amarelo sem casca

1 colher de sopa de uvas-passas

3 pedras de gelo

Publicidade

MODO DE PREPARO

1. Coloque os hibiscos e as passas em uma caneca, despeje água quente e tampe. Descarte o hibiscos e bata a água com as passas no liquidificador.

2. Acrescente o juçaí, o kiwi e as pedras de gelo. Bata mais um pouco e sirva em seguida.


Fonte Ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário