segunda-feira, 23 de maio de 2016

Vai casar e tá sem dinheiro. E agora?

Se você já deixou maio para trás, quando os preços se tornam impeditivos ao desenlace matrimonial, ficando para junho, ainda dá tempo para escolher bem, sem tumulto, e ainda lucrar.


             Imagem inline 1

Especialistas de vários sites relativos ao tema, apresentam formas pelas quais um casal pode economizar, como se casar em casa ou no salão do condomínio, o que, há pouco tempo, era considerado cafona. A economia pode chegar a 70%. Confira:

Gastos

O diretor de Marketing e Relacionamento da Sorocred, Wilson Justo, explica que é preciso saber quanto o casal pode gastar neste dia especial. O ideal é montar uma planilha com todos os custos do casamento e, baseado nisso, delimitar a quantia a ser usada para cada um deles, conforme o orçamento dos noivos. Veja outras dicas abaixo.

Pesquisa

Com a verba estabelecida, é necessário começar a pesquisa de preços. O ideal é ter ao menos três orçamentos distintos para verificar qual é o mais vantajoso, na relação custo-benefício.

Detalhes

Alguns fatores devem ser levados em conta na escolha dos itens que estarão presentes no casório. O horário da cerimônia, por exemplo, pode impactar para mais ou para menos no valor total do casamento, bem como as despesas com iluminação, serviços de fotografia e filmagem, e bufê, além da viagem de lua de mel.

Forma de pagamento

Como nem sempre é possível ter todo o dinheiro de uma só vez, o casal deve ser estratégico e separar o que será pago à vista — o que, em geral, envolve bons descontos — de outras contas. As despesas maiores podem ser pagas de forma parcelada, com o cartão de crédito.

Convidados

O dinheiro realmente está curto? A cerimonialista Eloah Dias aconselha o casal a reduzir a lista de convidados. Lembre-se de que, num casamento, tudo é cobrado por pessoa: comida, espaço, lembrancinhas... Convide apenas sua família e os amigos mais íntimos. O casal deve priorizar pessoas que tenham a ver de fato com sua história, e não se preocupar apenas em agradar aos outros. Confira outras dicas da especialista abaixo.

Casamento em casa

Opte pelo home wedding. Comemore no salão de festa de seu condomínio, por exemplo. Existem salões bastante estruturados. Pesquise também com amigos ou parentes que tenham espaço em casa se eles podem cedê-lo para a cerimônia.

Carro

Em vez de alugar um carro, opte por algo mais em conta. Deixe de lado veículos antigos ou de última linha.

Data

Case-se num dia de semana. É quando o aluguel de salão é mais barato.

Jardim

Avalie a possibilidade de fazer um casamento no estilo piquenique. A cerimônia pode ser feita num lindo jardim.

Convites

Esqueça os convites em papel. Adote o modelo online: por WhatsApp, e-mail ou hotsite (site temporário).

Decoração

Na decoração, escolha objetos ou móveis para compor o ambiente que tragam alguma memória afetiva, como um candelabro de família, a máquina de costura da vovó...

Bufê

Se você não pode contratar um bufê tradicional, pesquise alternativas, como um food truck, ou até convide alguém da família que seja bom de cozinha para fazer um prato.

Opções

Se o dinheiro está curto, você precisa ter em mente que não poderá ter tudo na festa. Uma possibilidade é não dar lembrancinhas para os convidados, mas, por outro lado, oferecer um bem-casado de melhor qualidade.

Troca de serviços

Dependendo da área na qual o noivo ou a noiva trabalhe, pesquise possibilidades de permuta, ou seja, de trocar serviços que os noivos saibam fazer por outros, para o casamento.

Fotografia

Uma das coisas mais importantes é o registro fotográfico. Então, procure não abrir mão disso. Mas, se for financeiramente impossível contratar um fotógrafo, peça a amigos que têm boas máquinas fotográficas para registrarem o momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário