segunda-feira, 2 de maio de 2016

Qual o exercício para cuidar da saúde?

                       

Hipertrofia ou perda de peso: aproveite seu treino de acordo com o objetivo. Objetivos específicos exigem exercícios diferenciados. E um detalhe a mais: a gordura do final de semana é mais fácil de ser eliminada.

Quando o papo é atividade física, nem sempre o bom desempenho está associado apenas ao tempo em que se passa na academia. Ter em mente seu objetivo — emagrecer ou ganhar massa muscular — pode ajudar, e muito, na hora de alcançar os resultados. Finalidades diferentes exigem treinamentos específicos, que variam na frequência, na pausa, no peso, na variação da série e até no tipo de exercício.

— Para quem quer hipertrofia, musculação é a melhor pedida — diz o nutricionista e educador físico Rodrigo Paiva, autor do livro “Nutrição Descomplicada, Boa Forma Facilitada”: — Já para emagrecer, exercícios aeróbicos devem ser feitos junto com exercícios com peso, para evitar flacidez e perda de massa muscular.

Embora a alimentação seja fator primordial na hora de perder peso, as atividades físicas não podem ser deixadas de lado. Se antes havia um mito de que musculação só servia para ganhar massa, hoje ela é aconselhada para quem quer fazer as pazes com a balança:

— Muitas pessoas que querem emagrecer não fazem (musculação) com medo de ficarem inchadas. Só que a musculação, com carga e tempo adequados, tem um efeito no metabolismo que auxilia consideravelmente o emagrecimento — explica o educador físico Fernando Alves.

E não adianta ir com sede ao pote e passar horas levantando peso, dizem especialistas. O ideal é manter a frequência semanal.

— Depois de uma hora de musculação, você já começa a degradar os músculos, em vez de ter maior hipertrofia. Isso pode prejudicar o músculo, diminuindo a força e a resistência para os treinamentos seguintes — diz Fernando.

Com foco na hipertrofia, a empresária Carla Basílio, criadora da empresa e blog “Guia da Boa Forma”, diz que treina de cinco a seis vezes por semana e ainda faz aeróbica.

— Meu objetivo é a hipertrofia, mas quase todo mundo que quer isso também quer perder gordura. Malho um grupo por dia: costas, quadríceps, braço, ombro, glúteos. Procuro um descanso reduzido entre as séries, de 40 a 60 segundos. Faço aeróbica (HIIT) três vezes na semana e ioga e meditação, já que corpo são sem mente sã não adianta nada — diz Carla.

É mito: perder peso em apenas uma parte do corpo

Embora, na hipertrofia, seja possível priorizar uma parte do corpo e trabalhar em cima de um músculo específico, o mesmo não é possível na hora de perder peso: não existem exercícios para emagrecer “só na barriga” ou “só no culote”.

— O corpo perde gordura geral. Mesmo que faça exercícios para a parte de trás do braço, por exemplo, a perda de gordura não é localizada — explica Rodrigo: — Perdemos gordura localizada sim, porém, no corpo inteiro. Só em um local é impossível.

De acordo com Fernando, a gorduras que estão depositadas há mais tempo no corpo são queimadas depois:

— A gordura que atingiu no fim de semana é mais fácil de ser eliminada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário