segunda-feira, 23 de maio de 2016

Correndo atrás da loura gelada por puro prazer

Acredite. Agência  situada na capital carioca oferece roteiros de viagens ‘cervejeiras’, que irã alegrar sua vida. Essa é a promessa.

                Imagem inline 1

A agência de turismo Hanseatic Travel Experts, no Rio de Janeiro, tem o roteiro perfeito para suas viagens: baseado em festivais de cerveja e nas fábricas da bebida. As opções são muitas: desde locais já conhecidos até os menos famosos. Segundo o empresário Paulo Campello, criador do projeto “Beer Expert”, a iniciativa do turismo “cervejeiro” nasceu em 2012, na mesa de um bar na Lapa, bairro carioca conhecido pela boemia.

- Estavam reunidas pessoas que sempre bebiam no mesmo lugar. E aí surgiu a ideia. Os primeiros clientes foram desse bar. Não eram necessariamente amigos, apenas pessoas com o mesmo interesse - contou ele.

A primeira viagem, de um grupo com 25 pessoas, teve como paradas Holanda, Bélgica (onde fica a fábrica da Delirium Tremens) e terminou na Oktoberfest da Alemanha. De lá para cá, foram mais seis países visitados - isso sem contar com os roteiros nacionais. Segundo Paulo, os grupos de “cervejeiros” formados pela agência já participaram de festivais mundialmente conhecidos, como o St. Patrick, em Dublin, o de Israel e o do México.

- Nossos roteiros têm também um viés cultural. Passamos por museus, locais históricos. Nós oferecemos, na verdade, um algo a mais, que são os festivais de cerveja, visitas às fábricas daquelas que são as mais conhecidas - disse ele.

A próxima parada internacional da agência é Nova York, em abril de 2017. Serão visitadas cinco cervejarias no estado e suas proximidades. No segundo semestre, os destinos devem ser a Alemanha, para a Oktoberfest, e a Bélgica.

- Estou pensando também na Austrália. A direção é buscarmos novos destinos, além dos festivais - contou Paulo.

De acordo com ele, os grupo das pessoas interessadas nos roteiros “cervejeiros” são formados por pessoas que apreciam cervejas artesanais. A ideia dos passeios é proporcionar uma degustação de bebidas das mais diferentes procedências. E também conhecer a história delas. Na última viagem para fora do Brasil - encerrada há um mês e que teve como destino a Flórida -, metade do grupo era formado por pessoas que trabalham com cerveja, sommeliers e estudantes.

- Tivemos também um sommelier convidado, o Gustavo Renha. Foi uma coisa mais profissional. Ele deu verdadeiras aulas. Não descartamos ter outros sommeliers em viagens futuras, como a que faremos para Nova York - disse o empresário.

Para o futuro, Paulo pensa em fazer roteiros “cervejeiros” não só para brasileiros - hoje ele já atrai gente de todos os cantos do Brasil - e investir na criação de um portal com informações sobre as principais cervejarias do mundo e com uma seção de harmonização.

Roteiros no Brasil

Além das viagens internacionais, a Hanseatic Travel Experts tem também roteiros “cervejeiros” nacionais. Para São Bento do Rio Sul, em Santa Catarina, por exemplo, já foram feitas três viagens. A próxima investida em solo nacional será em Minas Gerais, entre os dias 22 e 24 de setembro, para o festival Mix Beer.

- É bom frisar que crianças e adolescentes são bem-vindos em todas as nossas viagens. Eles só não podem, óbvio, consumir bebidas alcoólicas e nem entrar nas fábricas de cerveja. Atualmente, a procura tem aumentado entre as pessoas da terceira idade. Na última viagem, por exemplo, tivemos um veterano de 74 anos - disse Paulo Campello.

'Uni o útil ao agradável'

O empresário Rafael Pina já fez dois roteiros "cervejeiros": São Bento do Sul, no ano passado, e Flórida, neste ano. Como abrirá o bar "Serpentina" na Freguesia, Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, até o fim de 2016, ele disse que a viagem acabou lhe proporcionando, além de momentos de lazer, experiências para usar em seu estabelecimento:

- Uni o útil ao agradável. Vi algumas ideias que quero colocar em prática no meu bar. O modelo de atendimento americano, por exemplo, é muito bom. Os garçons entendem do produto. Eles também conseguem ter o entretenimento presente, como jogos. Outra ideia que não descarto.

Serviço

Quem estiver interessado nos roteiros “cervejeiros” pode buscar informações por e-mail (bierxperts@hanseatic.tur.br) ou pelo telefone (21) 3030-6549.

Nenhum comentário:

Postar um comentário