quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Clubes de assinatura viram mania

                          
 
Total de adeptos já têm mais de 200 mil assinantes em todo o país segundo o Extra.


Temperos, café, maquiagem, vinho, cerveja e coisinhas para bebês. A lista de produtos oferecidos pelos clubes de assinatura só cresce, e o serviço caiu no gosto dos brasileiros. Segundo o administrador Gabriel Ribeiro, de 31 anos, que está engajado na Associação Brasileira de Clubes de Assinaturas, há, pelo menos, 200 mil clientes em todo o país. Na prática, funciona assim: a pessoa faz uma assinatura pela internet, paga um valor mensal e recebe, pelos Correios, uma caixa com produtos selecionados para conhecer.

— É como um presente que a pessoa está dando para ela mesma e, geralmente, agrada. Como as pessoas gostam de surpresas, ficam felizes com as caixinhas — salienta Gabriel Ribeiro, que também é sócio de um clube que oferece produtos gourmet, o Bistrobox.

Comum no exterior, os clubes oferecem oportunidade do consumidor conhecer produtos novos, e das marcas terem consumidos ávidos por novidades. Um dos pioneiros no país, a Glambox, um clube produtos de beleza, surgiu em 2012 da união de ideias de Fernando Leal, Paola de Orleans e Bragança e Daniel Cunha, e tem 190 marcas parceiras, além de mais de 20 mil assinantes.

— O principal objetivo é oferecer um serviço de degustação via assinatura e produtos de beleza. A consumidora interessada em adquirir a caixa faz cadastro via internet, paga o valor mensal de R$ 58 e recebe com de cinco a sete miniaturas ou sachês de produtos de beleza de marcas internacionais e nacionais. As caixas são uma atração à parte. Diferentemente de outros serviços semelhantes, a Glambox optou por customizar mensalmente suas caixas, criando temas para cada mês do ano — diz o CEO da empresa, Fernando Leal.

Segundo ele, a maioria das assinantes está nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, são mulheres que adoram novidades e gastam mensalmente cerca de cem reais com produtos de beleza.

Serviço de vinho tem 100 mil assinantes

O ramo de bebidas é um dos pioneiros do setor. Atualmente, o maior serviço do país é o Clube W, onde o assinante recebe garrafas de vinho e uma revista com dicas. O CEO da Wine, Rogerio Salume, explica que são 100 mil sócios, o que tonar o clube o maior da América Latina. Há quatro opções de assinatura, sendo a primeira de R$ 28 por garrafa, com vinhos fáceis de beber e harmonizar, até R$ 690 para seis garrafas de vinhos exclusivos de diferentes partes do mundo.

— O ClubeW, nosso clube de assinaturas, começou em 2010. Desde o início da Wine, em 2008, tínhamos vontade de lançar um clube acessível, que oferecesse qualidade e curadoria especializada. Vimos que o interesse por vinhos finos só crescia, e a nossa missão é democratizar e descomplicar o mundo do vinho, tornando-o acessível a todos — acredita Salume.

Nessa mesma linha, surgiu o clube de assinatura do “The Beer Planet”, voltado para quem deseja conhecer cervejas. O bebedor recebe uma seleção feita por especialistas e dicas de harmonização. Os planos custam a partir de R$ 49,90 para duas garrafas, e R$ 76,90 para quatro garrafas ao mês.

— Temos ofertas e lançamentos somente para os sócios e damos convites para os eventos e degustações que participamos. Além do material impresso com todas as informações a respeito das cervejas da seleção do mês que acompanha a caixa, o Beerbox — explica o sommelier Raimundo Padilha, um dos sócios da empresa.

Pensando na praticidade para os amantes de café, cinco empreendedores decidiram criar a Moccato, um clube de assinatura para cápsulas de café. O assinante gasta a partir de R$ 48 por mês para receber 30 capsulas. A empresa nasceu com um investimento inicial de R$ 1 milhão, e espera faturar R$ 3 milhões de reais no próximo ano, e ter 5 mil assinantes até o fim do ano e 20 mil até o fim de 2016.

— O clube já nasce com um grande diferencial, garante o café da torra a xícara em apenas sete dias. O cliente assina e entra em uma das datas de corte, que será a mesma data nos meses seguintes. Durante algumas vezes por mês, o café é torrado, encapsulado e entregue para ele em até sete dias. Isso torna o sabor da cápsula Moccato única no mercado, já que somos a única empresa no mundo que trabalha nesse sistema — explica Diego Daminelli, um dos sócios da Moccato.

Os clubes também estão de olho nos pequenos. A Petite Box, criada em novembro de 2013, oferece serviço para gestantes e crianças de até 2 anos de idade. Segundo a sócia Ivy Assis, o serviço é procurado até mesmo por mulheres que ainda estão planejando a gravidez. Cada mês é enviada uma caixa com produtos como cosméticos e brinquedos para os bebês.

— Só não enviamos mamadeiras e chupetas porque acreditamos que esse é uma escolha dos pais, mas temos produtos para esse universo infantil. Acaba sendo um presente para a mãe, e a cada mês a caixa tem um tema diferente — explica Ivy, acrescentando que a assinatura custa a partir de R$ 67,90.

Conheça alguns clubes de assinatura:

Bistrobox

http://bistrobox.com.br/

Clube W

Wine.com.br

Glambox

www.glambox.com.br

The Beer Planet

http://www.thebeerplanet.com.br/

Moccato

www.moccato.com.br

Petite Box

http://petitebox.com.br/

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