Elaborado pela Fiperj, órgão do governo estadual fluminense, evento gastronômico, que reúne chefs famosos, visa estimular a produção e o consumo do pescado.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), por meio da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), vai promover entre os dias 28 e 30 de agosto o 1º Tilápia Gourmet de Ipiabas, em Barra do Piraí, na Região do Vale do Café. O projeto visa estimular a produção e o consumo da tilápia, peixe de alta qualidade nutricional, além de fomentar o turismo local com a instituição de um Polo Gastronômico, contribuindo para o desenvolvimento regional. Já como parte do evento, o Sebrae/RJ, uma das entidades parceiras na ação, está realizando oficinas de capacitação junto aos estabelecimentos participantes. As próximas atividades estão previstas para os dias 18 e 19.
O evento terá concurso gastronômico, com a eleição dos melhores pratos à base de tilápia dos estabelecimentos participantes; e o “Espaço Gourmet”, tenda onde serão realizadas palestras de renomados chefes de cozinha, com preparação de pratos especiais, e workshops de “Processamento Artesanal da Tilápia” ministrados por técnicos da Fiperj, nos quais o público aprenderá a fazer almôndegas, bolinhos, quibe, ceviche, patê, salada, tudo com o pescado. Outra atração são as oficinas de recreação infantil, que ocorrerão no último dia. Mais sobre a programação em www.facebook.com/
Parceiros - Idealizada pela Fundação, vinculada à Sedrap, a iniciativa é patrocinada pelo Serviço de Aprendizagem Comercial do Estado do Rio (Senac Rio) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ), e conta ainda com o apoio institucional da Secretaria de Estado de Turismo (Setur); Prefeitura de Barra do Piraí; Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio); e Sindicato do Comércio Varejista de Barra do Piraí (Sicomércio).
Oficinas do Sebrae - Visando a capacitação dos empreendedores participantes do evento, o Sebrae/RJ já vem realizando uma série de oficinas, como a de consultoria para elaboração de pratos à base de tilápia, com orientações sobre recepção e armazenagem do produto, elaboração de receitas e de ficha técnica, e formação de preço; e a de manipulação de alimentos. As próximas atividades estão previstas para os dias 18 e 19. Serão duas clínicas tecnológicas, uma sobre o atendimento dos profissionais de bares e restaurantes e outra sobre ferramentas e técnicas na preparação de petiscos com o peixe.
Espaço interativo - Durante todos os dias de evento, a partir das 10h, na estrutura montada na Praça de Ipiabas, técnicos da Fiperj vão orientar visitantes, incluindo alunos de escolas públicas, sobre o processo de criação da tilápia. O espaço contará com aquários com exemplares da espécie em diversas fases do seu ciclo de vida e equipamentos usados na atividade (viveiros escavados e tanques rede), distribuição de folders e receitas. A equipe vai ensinar também como escolher o peixe fresco e alertar sobre os benefícios do consumo desse alimento, que possui baixo teor de gordura e menos calorias (se comparado a outros tipos de carne); é fonte de vitaminas A, B e D, cálcio, fósforo e outros minerais importantes para o fortalecimento dos ossos; e é rico em ômega 3, que faz bem às artérias e ao cérebro.
Haverá ainda estande destinado ao Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Sedrap, com a exposição de peças confeccionadas a partir do couro da tilápia; e outro com orientações sobre o programa Banco de Alimentos da Ceasa-RJ (também vinculada à pasta); além de espaços destinados aos parceiros.
Chefes de cozinha - À noite é a vez de conceituados chefs cuisiniers subirem ao palco do Espaço Gourmet, a convite da chef Letícia Vilardo, para a apresentação de oficinas gastronômicas tendo a tilápia como ingrediente principal. Um dos maiores expoentes da cozinha oriental no Brasil, o japonês Nao Hara ensinará, no dia 28, técnicas para a elaboração de pratos com o peixe. Já no dia seguinte, o francês David Mansaud, representante do grande chef Alain Ducasse no país, revelará os segredos da alta gastronomia na preparação de receitas consagradas à base do pescado.
Fechando o ciclo de oficinas, no domingo, pela manhã, as chefs patissiers Flávia Cambraia e Giulia Di Biase farão uma oficina de doces voltada para o público infantil e para os amantes da pâtisserie.
Concurso gastronômico - A eleição dos melhores pratos à base de tilápia desenvolvidos pelos restaurantes locais participantes será na sexta-feira, à noite, tendo como jurados os chefs Nao Hara, David Mansaud, Flávia Cambraia, Pierre Landry e Letícia Vilardo.
Potencial aquícola - Com recursos hídricos abundantes e temperatura média da água ideal para o cultivo de peixes, o distrito de Ipiabas possui forte potencial aquícola. Atualmente, a Fiperj presta assistência técnica a 7 produtores locais, que produzem mais de 15 toneladas/mês de tilápia. Com o objetivo de estimular ainda mais a produção, incentivando a expansão das atuais propriedades e o surgimento de novas, a Fundação está iniciando pela localidade um projeto de fomento à piscicultura (criação de peixes). A ideia é criar uma cadeia regional de fornecedores.
Com isso, o Governo estará dando suporte a toda a cadeia produtiva do pescado na região, começando pela produção de alevinos (filhotes de peixes) na unidade da Fiperj de Rio das Flores, e seu fornecimento a produtores; prestação de assistência técnica continuada nos empreendimentos aquícolas; estímulo ao escoamento da produção; e ao consumo, através do evento gastronômico.
Polo - O 1º Tilápia Gourmet de Ipiabas propõe também a consolidação de um Polo Gastronômico Regional, com o objetivo de potencializar as atividades existentes, gerando mais competitividade e melhorias sociais para todos os envolvidos, e emprego e renda.
O local - Distrito de Barra do Piraí, Ipiabas está localizada às margens das rodovias BR-393, BR-116 e BR-040, distante 120 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, 376 km de São Paulo (SP), 155 km de Juiz de Fora (MG) e apenas 13 km de Conservatória, distrito de Valença e importante destino turístico regional.
A localidade vem sendo redescoberta pela sua vocação gastronômica. Já procurada pelos amantes da boa comida, preserva as características típicas de interior, com um povo simples e hospitaleiro.
Além disso, situada na Região do Vale do Café, que nasce em meio às serras fluminenses, possui exuberantes paisagens e muito verde, além de grande legado histórico e cultural, presente nas centenárias fazendas e casarios.
PROGRAMAÇÃO
Dia 28/08 (sexta-feira)
Início do festival e concurso gastronômico com pratos especiais à base de tilápia nos restaurantes participantes.
A partir das 10h - Na praça de Ipiabas, workshops “Processamento Artesanal da Tilápia” no Espaço Gourmet:
10h30 às 11h30 - Almôndega de tilápia
14h às 15h - Quibe de tilápia
17h às 18h - Patê de tilápia
19h - Abertura oficial do evento, no Espaço Gourmet, com oficina de gastronomia do chef japonês Nao Hara, que apresentará técnicas orientais na elaboração de pratos surpreendentes que valorizam a tilápia. Demonstração técnica e degustação.
Dia 29/08 (sábado)
A partir das 10h - Workshops de “Processamento Artesanal da Tilápia” no Espaço Gourmet:
10h30 às 11h30 - Bolinhos de tilápia
14h às 15h - Ceviche de tilápia
17h às 18h - Salada de tilápia
19h - Oficina de gastronomia do chef francês David Mansaud, que apresentará técnicas e segredos da alta gastronomia na preparação de receitas consagradas à base de tilápia. Demonstração técnica e degustação.
Premiação das melhores receitas do concurso gastronômico.
Dia 30/08 (domingo)
Das 9h às 12h - Atividades educativas para crianças. As chefs patissiers Flávia Cambraia e Giulia Di Biase farão uma oficina de doces voltada para o público infantil e para os amantes da pâtisserie. Demonstração técnica e degustação
Nenhum comentário:
Postar um comentário