segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Tilápia Gourmet, boa pedida em Barra do Piraí, na Região do Vale do Café

                             

Elaborado pela Fiperj, órgão do governo estadual fluminense, evento gastronômico, que reúne chefs famosos, visa estimular a produção e o consumo do pescado.

 A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), por meio da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), vai promover entre os dias 28 e 30 de agosto o 1º Tilápia Gourmet de Ipiabas, em Barra do Piraí, na Região do Vale do Café. O projeto visa estimular a produção e o consumo da tilápia, peixe de alta qualidade nutricional, além de fomentar o turismo local com a instituição de um Polo Gastronômico, contribuindo para o desenvolvimento regional. Já como parte do evento, o Sebrae/RJ, uma das entidades parceiras na ação, está realizando oficinas de capacitação junto aos estabelecimentos participantes. As próximas atividades estão previstas para os dias 18 e 19.

O evento terá concurso gastronômico, com a eleição dos melhores pratos à base de tilápia dos estabelecimentos participantes; e o “Espaço Gourmet”, tenda onde serão realizadas palestras de renomados chefes de cozinha, com preparação de pratos especiais, e workshops de “Processamento Artesanal da Tilápia” ministrados por técnicos da Fiperj, nos quais o público aprenderá a fazer almôndegas, bolinhos, quibe, ceviche, patê, salada, tudo com o pescado. Outra atração são as oficinas de recreação infantil, que ocorrerão no último dia. Mais sobre a programação em www.facebook.com/tilapiagourmetdeipiabas.

Parceiros - Idealizada pela Fundação, vinculada à Sedrap, a iniciativa é patrocinada pelo Serviço de Aprendizagem Comercial do Estado do Rio (Senac Rio) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ), e conta ainda com o apoio institucional da Secretaria de Estado de Turismo (Setur); Prefeitura de Barra do Piraí; Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio); e Sindicato do Comércio Varejista de Barra do Piraí (Sicomércio).

Oficinas do Sebrae - Visando a capacitação dos empreendedores participantes do evento, o Sebrae/RJ já vem realizando uma série de oficinas, como a de consultoria para elaboração de pratos à base de tilápia, com orientações sobre recepção e armazenagem do produto, elaboração de receitas e de ficha técnica, e formação de preço; e a de manipulação de alimentos. As próximas atividades estão previstas para os dias 18 e 19. Serão duas clínicas tecnológicas, uma sobre o atendimento dos profissionais de bares e restaurantes e outra sobre ferramentas e técnicas na preparação de petiscos com o peixe.

Espaço interativo - Durante todos os dias de evento, a partir das 10h, na estrutura montada na Praça de Ipiabas, técnicos da Fiperj vão orientar visitantes, incluindo alunos de escolas públicas, sobre o processo de criação da tilápia. O espaço contará com aquários com exemplares da espécie em diversas fases do seu ciclo de vida e equipamentos usados na atividade (viveiros escavados e tanques rede), distribuição de folders e receitas. A equipe vai ensinar também como escolher o peixe fresco e alertar sobre os benefícios do consumo desse alimento, que possui baixo teor de gordura e menos calorias (se comparado a outros tipos de carne); é fonte de vitaminas A, B e D, cálcio, fósforo e outros minerais importantes para o fortalecimento dos ossos; e é rico em ômega 3, que faz bem às artérias e ao cérebro.

Haverá ainda estande destinado ao Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Sedrap, com a exposição de peças confeccionadas a partir do couro da tilápia; e outro com orientações sobre o programa Banco de Alimentos da Ceasa-RJ (também vinculada à pasta); além de espaços destinados aos parceiros.

Chefes de cozinha - À noite é a vez de conceituados chefs cuisiniers subirem ao palco do Espaço Gourmet, a convite da chef Letícia Vilardo, para a apresentação de oficinas gastronômicas tendo a tilápia como ingrediente principal. Um dos maiores expoentes da cozinha oriental no Brasil, o japonês Nao Hara ensinará, no dia 28, técnicas para a elaboração de pratos com o peixe. Já no dia seguinte, o francês David Mansaud, representante do grande chef Alain Ducasse no país, revelará os segredos da alta gastronomia na preparação de receitas consagradas à base do pescado.

Fechando o ciclo de oficinas, no domingo, pela manhã, as chefs patissiers Flávia Cambraia e Giulia Di Biase farão uma oficina de doces voltada para o público infantil e para os amantes da pâtisserie.

Concurso gastronômico - A eleição dos melhores pratos à base de tilápia desenvolvidos pelos restaurantes locais participantes será na sexta-feira, à noite, tendo como jurados os chefs Nao Hara, David Mansaud, Flávia Cambraia, Pierre Landry e Letícia Vilardo.

Potencial aquícola - Com recursos hídricos abundantes e temperatura média da água ideal para o cultivo de peixes, o distrito de Ipiabas possui forte potencial aquícola. Atualmente, a Fiperj presta assistência técnica a 7 produtores locais, que produzem mais de 15 toneladas/mês de tilápia. Com o objetivo de estimular ainda mais a produção, incentivando a expansão das atuais propriedades e o surgimento de novas, a Fundação está iniciando pela localidade um projeto de fomento à piscicultura (criação de peixes). A ideia é criar uma cadeia regional de fornecedores.

Com isso, o Governo estará dando suporte a toda a cadeia produtiva do pescado na região, começando pela produção de alevinos (filhotes de peixes) na unidade da Fiperj de Rio das Flores, e seu fornecimento a produtores; prestação de assistência técnica continuada nos empreendimentos aquícolas; estímulo ao escoamento da produção; e ao consumo, através do evento gastronômico.

Polo - O 1º Tilápia Gourmet de Ipiabas propõe também a consolidação de um Polo Gastronômico Regional, com o objetivo de potencializar as atividades existentes, gerando mais competitividade e melhorias sociais para todos os envolvidos, e emprego e renda.

O local - Distrito de Barra do Piraí, Ipiabas está localizada às margens das rodovias BR-393, BR-116 e BR-040, distante 120 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, 376 km de São Paulo (SP), 155 km de Juiz de Fora (MG) e apenas 13 km de Conservatória, distrito de Valença e importante destino turístico regional.

A localidade vem sendo redescoberta pela sua vocação gastronômica. Já procurada pelos amantes da boa comida, preserva as características típicas de interior, com um povo simples e hospitaleiro.

Além disso, situada na Região do Vale do Café, que nasce em meio às serras fluminenses, possui exuberantes paisagens e muito verde, além de grande legado histórico e cultural, presente nas centenárias fazendas e casarios.



PROGRAMAÇÃO

Dia 28/08 (sexta-feira)
Início do festival e concurso gastronômico com pratos especiais à base de tilápia nos restaurantes participantes.

A partir das 10h - Na praça de Ipiabas, workshops “Processamento Artesanal da Tilápia” no Espaço Gourmet:
10h30 às 11h30 - Almôndega de tilápia
14h às 15h - Quibe de tilápia
17h às 18h - Patê de tilápia

19h - Abertura oficial do evento, no Espaço Gourmet, com oficina de gastronomia do chef japonês Nao Hara, que apresentará técnicas orientais na elaboração de pratos surpreendentes que valorizam a tilápia. Demonstração técnica e degustação.

Dia 29/08 (sábado)
A partir das 10h - Workshops de “Processamento Artesanal da Tilápia” no Espaço Gourmet:
10h30 às 11h30 - Bolinhos de tilápia
14h às 15h - Ceviche de tilápia
17h às 18h - Salada de tilápia

19h - Oficina de gastronomia do chef francês David Mansaud, que apresentará técnicas e segredos da alta gastronomia na preparação de receitas consagradas à base de tilápia. Demonstração técnica e degustação.

Premiação das melhores receitas do concurso gastronômico.

Dia 30/08 (domingo)
Das 9h às 12h - Atividades educativas para crianças. As chefs patissiers Flávia Cambraia e Giulia Di Biase farão uma oficina de doces voltada para o público infantil e para os amantes da pâtisserie. Demonstração técnica e degustação

Nenhum comentário:

Postar um comentário