quarta-feira, 26 de agosto de 2015

A frescura e o pão com carne moída

                        
 
Personalizados, camarins em Barretos revelam extravagâncias de artistas.Cantores exigem bebidas alcoólicas, toalhas, flores e até máquina de fumaça, como o de Luan Santana. Matéria especial do G1.

Toalhas brancas, dúzias e mais dúzias de rosas, garrafas de uísque, energético, vodka, comidas light e diet, tapetes personalizados e até jogo de luzes e som ambientado. É nos bastidores dos camarins da Casa dos Artistas, no Parque do Peão de Barretos (SP), que se revelam as excentricidades dos cantores que se apresentam no maior rodeio da América Latina.

Há quase 20 anos na coordenação do espaço, Marilda Santana dos Santos, de 71 anos, é a responsável por deixar os camarins exatamente como os artistas exigem. Voluntária, ela não cobra um centavo da organização do evento, e diz que exerce a função por puro prazer.

Marilda afirma, no entanto, que já passou "sufoco" em inúmeras situações. Em 2009, por exemplo, o cantor Roberto Carlos, descontente com o tom de vermelho das 12 dúzias de rosas que pediu na decoração, exigiu que as flores fossem substituídas de última hora. "Tivemos que dispensar [as rosas]. Doamos para uma entidade e no fim consegui com outra floricultura", recorda a decoradora.

No ranking dos artistas que "dão trabalho", Marilda destaca a cantora norte-americana Mariah Carey, que se apresentou na Festa do Peão em 2010. Quatro horas antes do início do show, a produção de Mariah pediu que todos os papéis de parede e a forração do piso fossem substituídos

"Ela exigiu que forrássemos as paredes e o chão em tom escuro com prata, mas a assessora não aprovou o tecido. Não constava no contrato, mas fizemos tudo de novo. Ela mandou forrar tudo e desligar o ar condicionado. Mas, quando estava se maquiando, pediu que providenciássemos umidificador de ar porque estava quente", relembra.

Comidas e bebidas
Marilda afirma, por outro lado, que o cardápio dos artistas que passam pela Festa do Peão de Barretos não chega a ser extravagante. "A maioria pede muito lanche. Lanches, salgados, alguns querem saladas também. O mais engraçado é que muitos pedem pão com carne moída, queijo com goiabada. Acabam querendo o simples", diz.

Na relação de bebidas, uísque, vinho, vodka e cerveja estão sempre incluídos. Sem citar nomes, Marilda diz que há muitos artistas "beberrões", mas afirma nunca ter recebido pedidos em quantidades exorbitantes. "Os artistas recebem convidados, alguns voltam depois do show e ficam até amanhecer. Já teve casos de artista pedir de três a quatro garrafas de uísque, além de vinho, champagne, tudo junto, mas nada além disso", diz.

Alguns [cantores] voltam depois do show e ficam até amanhecer. Já teve casos de artista pedir de três a quatro garrafas de uísque, além de vinho, champagne, tudo junto"

Camarim 'balada'
Na noite de sábado (21), a reportagem do G1 acompanhou a montagem do camarim do cantor Luan Santana. O sertanejo levou uma estrutura pré-montada com painel e tapete personalizados, além de aparelhagem de som, penteadeira, máquina de fumaça e luzes coloridas.

Entre os pedidos exigidos pela produção, 20 toalhas brancas, uma garrafa de uísque, uma garrafa de vodka, 36 garrafas de água, duas garrafas de champagne, 36 latas de energético, dois litros de açaí, além de espaguete integral, carne de boi, filé de frango, pão de forma de uva passa e canela, blanquet de peru light, queijo cottage e uma caixa de bombons.

Missão dada, missão cumprida
Mesmo diante de tantos pedidos inusitados e da dificuldade em agradar todos os artistas que passam pela Festa do Peão de Barretos, Marilda não esconde a satisfação que sente ao montar cada camarim. É isso que a motiva a assumir essa responsabilidade todos os anos.

"É gostoso esse contato. A gente se surpreende muito porque tem gente que na TV parece uma coisa, mas nos bastidores você vai ver o que é. Sou voluntária e daqui uns dias está na hora de pendurar a chuteira. Mas, eu gosto muito disso tudo. Enquanto a gente estiver servindo está bom", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário