sexta-feira, 28 de agosto de 2015
Empresa aérea TAM agrada 31% dos turistas, aponta Datafolha
A companhia aérea TAM foi citada como a que oferece o melhor serviço de bordo por 31% dos paulistanos entrevistados pelo Datafolha na pesquisa sobre os melhores destinos e serviços de viagem. O programa de fidelidade da empresa também foi eleito como o preferido por 15% dos consultados. Veja aqui quais foram os critérios avaliados.
Há 20 anos que o serviço de bordo em voos domésticos no Brasil (e no mundo) deixou de lado a fartura em favor da economia. Ficaram no passado as refeições completas —no lugar, entraram sanduíches insossos, torradinhas ou nem isso.
Por trás da tendência mundial de enxugamento, estão os altos custos envolvidos para prover boa alimentação aos clientes da classe econômica. Não à toa, o refinamento hoje só pode ser visto na executiva. As exceções são abastadas empresas aéreas do Oriente Médio.
Pois, para 31% dos paulistanos das classes A e B, a TAM foi a mais lembrada no serviço de bordo. Os outros vêm bem atrás, seguindo a ordem de participação de mercado de cada uma: a Gol tem 7%, a Azul, 6%, e a Avianca, 4%. O índice dos que não se lembram ou não sabem foi o líder: 33%.
Dentro de um cenário de competição e corte de custos, a vencedora investiu em mimos para agradar os passageiros. Em maio, a TAM passou a oferecer café gourmet Suplicy em todos os voos. Nos internacionais, a empresa agora fornece talheres de inox e serve vinho; na executiva, criou a figura do "chefe de voo", um comissário com a função de verificar se o atendimento está ok.
Com 11,5 milhões de clientes, o programa de milhagem da companhia, o TAM Fidelidade, foi o mais popular na pesquisa. Recebeu 15% das menções, à frente do Smiles, da Gol (8%). Outros 53% não souberam responder, em especial aqueles com menor poder aquisitivo, os mais jovens ou só com ensino médio.
TAM: melhor serviço de bordo (31%)
TAM fidelidade: melhor programa de fidelidade (15%)
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