segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Cidade Maravilhosa: passeios com guia e tudo

     
                      

A economia tá ruim, o dinheiro não dá para aquele sonho de viagem; você tá viajando para o Rio e quer ver uma coisa mais intimista, mais real. Então separe um par de tênis, um boné e uma garrafa d’água e embarque nas caminhadas que apresentam um novo ponto de vista da cidade aos cariocas e turistas, que têm a chance de virar turista na própria cidade gastando nada ou bem pouco. Veja essa dica do Extra.

— Viajar é sempre interessante, mas dentro do Rio há muitas curiosidades que a gente não conhece — afirma a turismóloga Carla Portella, de 50 anos, que elege o passeio por Vila Isabel com a Expedição Cultura como seu preferido (a empresa não tem no momento datas para o bairro da Zona Norte).

Priscila Melo, dona da agência Rios de História, destaca que os roteiros preferidos de seus clientes são o do Morro da Conceição e o da Zona Portuária:

— Quem faz os passeios diz que é como se os livros de História agora fizessem sentido, que é como viajar sem sair de sua cidade.

O professor carioca Jean Guerra, de 40 anos, participa de roteiros à pé regularmente e faz coro:

— É como descobrir lugares que vemos todos os dias. A mistura perfeita de turismo e lazer.

Um dos mais requisitados guias que fazem esses passeios, Milton Teixeira conta que algumas rotas chegam a reunir 200 pessoas. Suas preferidas são bastante inusitadas: pelos cemitérios São João Batista, em Botafogo, e Caju.

— Tem gente que tem medo — explica ele, destacando que o maior interesse do público não é a História que se ensina na escola, mas as histórias de bastidores: — Eles adoram saber as fofocas!

Para fazer esses passeios, vale aproveitar o Projeto Carioquinha, que, até o dia 31, dá descontos para moradores do Rio e Grande Rio. Confira no site www.carioquinha.com.br e a página ao lado algumas sugestões de roteiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário