quinta-feira, 16 de abril de 2015

São Paulo tem a primeira loja Ralph Lauren



          
"Somos mais que camiseta polo", afirma bilionário da moda americana para a Folha de São Paulo. Se você tem bom gosto e uma grana disponível, que tal dar uma geral pela loja que fica no bairros dos Jardins, capital paulistana?


Dono de uma das maiores fortunas do mundo da moda, o americano Ralph Lauren, 75, não parece preocupado com os indicadores econômicos no Brasil. Na segunda-feira (13/4), o empresário, que fundou no fim dos anos 1960 uma das grifes mais elegantes dos EUA, abriu a primeira loja no país e pretende, segundo disse à Folha, mostrar que "a Ralph Lauren não é apenas uma camiseta polo".

Ele refere-se ao logotipo do jogador de polo estampada nas camisetas vendidas por


todo o mundo e, para citar o jargão fashionista, "hit" de compras nas lojas de departamentos de Miami, mais importante destino de compras dos brasileiros no exterior.

Sua loja no Cidade Jardim, luxuoso shopping de São Paulo que reservou espaço nobre para a marca em frente à entrada principal do estacionamento, não venderá a peça.

O foco serão as coleções de passarela, masculinas e femininas, os acessórios e todas os itens com o selo RL que adornam o corpo da elite nova-iorquina desde a criação de uma simples gravata branca que fez Lauren, pouco a pouco, juntar uma fortuna pessoal de mais de US$ 7 bilhões.

Leia trechos da entrevista.

ABERTURA DA LOJA

Pensávamos havia muito tempo em abrir uma loja no país, mas só agora é que entendemos existir uma clientela sólida e possível para nossos bens de luxo. Os brasileiros vão ver a totalidade da marca, e essa é a diferença entre nós e outras marcas instaladas aqui. Procuramos oferecer a qualidade pela qual somos conhecidos.

CAMISETA POLO

A camiseta polo é legal, mas não nos identifica como marca, não somos só isso. É claro que a logo estará em algumas peças, mas não é isso o que o cliente, acho, procura. Ele quer qualidade.

Sei desse fascínio pela camiseta polo, que é muito popular, mas ouvimos bastante dos clientes brasileiros que frequentam nossas lojas nos EUA para entender seus gostos. Há, sim, espaço para o luxo aí. Eu estou neste negócio há anos, sempre fui inspirado pela qualidade e descobri que uma marca de luxo precisa oferecer um combo de "lifestyle". Nosso trabalho, hoje, é procurar novos tipos de cliente para um projeto de longo prazo. O consumidor, hoje, está mais receptivo à novidade, itens que sejam atemporais. Nisso, somos fortes.

MERCADO MASCULINO

O mercado masculino é uma das principais estratégias para o crescimento. A mulher sempre procurou se posicionar sobre sua imagem por meio da roupa e o homem ficou relegado ao segundo plano. Hoje eles cozinham, se preocupam com a imagem. São livres e não carregam estereótipos antigos de masculinidade. Os anos 1970 foram o começo dessa mudança de pensamento, mas, agora é que eles frequentam lojas de departamentos e compram mais.

CRISE

Toda crise ensina algo, você corrige o que fez de errado. Crise significa identificar esses erros e ser restrito sobre o seu negócio. Acho que os elementos que criei para a marca nos sustentaram em todas as crises pelas quais passamos. O ponto é sair da zona de conforto, sem ficar nervoso. As grifes se desesperam facilmente diante de crises, mas, como sou otimista, passamos pela última [a crise de 2008 nos EUA] muito bem.

As pessoas tinham medo do "fast fashion", por exemplo, das movimentações rápidas do comportamento de consumo, mas uma marca sólida consegue permanecer se olhar para sua identidade.

RESTAURANTE

Abrimos neste ano o Polo Bar [misto de restaurante de cozinha americana e bar], em Nova York. Já é nosso terceiro empreendimento no ramo da gastronomia. O restaurante de Paris, primeira cidade em que apostamos, foi um grande sucesso. Uma grande marca hoje é mais sobre entrar no "lifesyle" das pessoas do que apenas um produto. Os empresários têm que entender isso.

As pessoas usam roupas, mas querem experiência, e a comida, assim como a prática de esportes, é parte desse universo cotidiano. A moda não se resume mais a uma bolsa ou um vestido, mas a uma visão completa da vida das pessoas. Luxo é entender como as pessoas vivem e saber do que elas precisam para viver.

*

RAIO-X RALPH LAUREN

Nome de nascimento: Ralph Lifshitz



Idade: 75 anos

Fortuna: US$ 7,1 bilhões

Receita do grupo: US$ 7,45 bilhões em 2014

Lucro líquido: US$ 776 milhões

Funcionários: 23 mil

Marcas: mais de 20, entre elas Collection (passarela), Polo Ralph Lauren, Ralph Lauren Home, Black Label, Club Monaco, Polo Sport, Polo Denim e Polo Childrenswear

Lojas: 470 (148 da marca Ralph Lauren).

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