Cidade produz 80 mil litros da bebida por ano. Associação de artesão reúne mais de 60 pessoas.
O município de Santa Teresa, na região Noroeste do Espírito Santo, é o maior produtor de uva e vinho do estado. As 11 vinícolas produzem, em média, 80 mil litros de vinho por ano. A primeira cidade a ser colonizada pelos italianos no estado também se destaca no artesanato, que atrai muitos turistas.
A Associação dos Produtores de Arte de Santa Teresa (Aproeste) tem mais de 60 associados e uma galeria que reúne os produtos, que a sócia Claudia Brito abre até em feriados. "Foi na intenção de favorecer quem vinha aqui no sábado e no domingo à passeio e não via o comércio aberto. Por isso a gente fica aberto no sábado, no domingo e no feriado. Principalmente para agradar o turista e trazer o turismo para cá também", disse a associada.
saiba mais
A produtora rural Laise Celestrino ganha um dinheiro extra todo mês com a venda alimentos produzidos pela família. "A família trabalhando, vendendo na Aproeste, na feira de sábado. Nossa farinha, café, fubá, banana, aipim e vários doces. A família toda vai nessa. Isso é uma fonte de renda que a gente está vendo resultado", conta Laise. Toda a matéria prima vem do quintal da família.
A artesã Lucinéia Ramalho abriu a casa para os turistas, que podem conhecer os produtos, móveis rústicos e pequenas peças de madeira. O funcionário público de Pinheiros, Florisval Alves, visitou a propriedade com a família e gostou do que viu. "Estou conhecendo esses produtos e a gente ficou admirado porque é muito bonito mesmo", disse o turista
Nenhum comentário:
Postar um comentário