quarta-feira, 8 de abril de 2015
Já ouviu falar na Dieta da consciência?
Estudo, que promete magreza eterna, mostra que comer com atenção ajuda a emagrecer e melhorar o cardápio
O Centro de Medicina Integrada da Universidade de Duke desenvolveu um estudo que pode resolver de vez o efeito sanfona de quem luta para se manter dentro do regime. Segundo os estudiosos da instituição, é preciso quebrar as associações emocionais com a comida e construir novas na cabeça, o que significaria aprender a comer conscientemente. As informações são do "Daily Mail".
Mas o que é comer conscientemente? A ideia por trás da nova técnica combina psicologia com pesquisa nutricional para romper o ciclo do efeito sanfona. Ao invés de sofrer com um cardápio restritivo e exagerar nas guloseimas de vez em quando, a dieta ensina a comer alimentos saudáveis sem esforço e a realmente sentir prazer com essa alimentação. Tudo isso seria feito com o poder da consciência, por meio de uma técnica psicológica que pretende ensinar como estar "presente" no momento da refeição e fazer um balanço das mensagens enviadas pelo corpo.
A técnica pode ser tão simples quanto respirar algumas vezes antes de colocar alguma coisa na boca, para pensar e decidir se realmente comer aquilo é uma necessidade. A dieta da consciência ajudaria a reconhecer e entender os impulsos da má alimentação - desde de estar excessivamente com fome até se sentir estressado ou solitário - e permitiria superá-los.
De acordo com o estudo da universidade, praticar algumas técnicas simples da dieta da consciência seria suficiente para construir autoconhecimento necessário para sair do automático a qualquer momento e avaliar claramente o que está prestes a ser colocado na boca.
Para seus defensores, a dieta da consciência pode ser usada para diminuir comportamentos automáticos e fazer escolhas melhores e mais saudáveis. Porém, a intenção não seria mudar ou criticar todas as atitudes, somente ensinar a observar e prestar atenção ao que você vê, ouve, cheira, sente e pensa. Com a prática, isso se tornaria uma habilidade inconsciente que poderia evitar as tentações de comer sem pensar.
Confira abaixo um dos exercícios da dieta da consciência. O exercício tem como objetivo ajudar a prestar atenção às experiências a sua volta e deve ser feito três vezes ao dia.
1. Pare e olhe a sua volta. O que você vê? Imagine que você nunca esteve antes nesse lugar. Como você o descreveria para alguém que nunca esteve lá?
2. Agora feche os olhos e escute. O que você ouve se passando a sua volta? Alguma coisa a mais?
3. Respire fundo. Quais cheiros você sente?
4. Como seu corpo se sente em geral? Como seus pés se sentem? E os seus ombros? Como seu estômago se sente?
5. E a sua mente? O que ela está fazendo agora? Pensando? Planejando? Se preocupando? Julgando?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário