sexta-feira, 10 de abril de 2015

O que fazer com a gordura na cozinha?




  
Essa é talvez a principal dor de cabeça na hora de qualquer fritura que faz você se transformar em três pessoas para poder deixar tudo limpo depois. Por isso, muita gente prefere os congelados. Mas o seu drama parece que tem solução, veja só:

Tendência nos apartamentos mais modernos, as cozinhas americanas são charmosas, mas demandam um capricho a mais na hora da escolha do exaustor e, principalmente, na da limpeza. É preciso, ainda, organizar bem os objetos para que nada fique colando de gordura. A cozinha com passa-pratos ajuda a impedir este problema, já que não é completamente aberta para a sala de jantar.

O passa-prato também é uma solução para quem não quer ou não pode derrubar uma parede inteira, por causa de alguma coluna estrutural. Segundo o blog “Minha casa, minha cara”, da loja Meu Móvel de Madeira, uma porta pode ser a solução para evitar que sofá e outros objetivos fiquem com cheiro de fritura.

“A vantagem de ter portas de correr ou de abrir é fechá-las na hora de preparar alimentos gordurosos: prático e cômodo. Dependendo do tamanho da abertura, o passa-prato vira até um simpático barzinho”, sugere o blog, que também indica spots embutidos e bancada de granito, para decorar o espaço, e alguns nichos para guardar bebidas para a hora do aperitivo.

Gordura - Às vezes, mesmo ligando o exaustor, a gordura se espalha. Como posso retirá-la totalmente dos objetos e do chão?

A gordura que costuma se alastrar pelo fogão e pelo piso pode ser limpa com facilidade, usando um produto que nunca falta na cozinha: vinagre. Ele pode ser aplicado num pano, que deve ser passado em fogões, pisos, bancadas, pias e eletrodomésticos que ficam próximos e costumam absorver parte da sujeira. Como é ácido, o produto corta a ação da gordura. Não enferruja o fogão, não mancha e ainda dá brilho ao inox.

Pano - O que é mais aconselhável para retirar adequadamente a gordura: pano molhado ou seco?

Depois de passar o vinagre com um pano seco, passe, em seguida, um outro molhado. A dica é sempre trabalhar com um pano molhado e outro seco, para evitar manchas. Mas, se você preferir, pode passar uma esponja com sabão ou detergente e limpar com um pano seco, para evitar ficar indo na pia lavar o pano e voltando.

Limpeza - Qual a frequência que os armários da cozinha devem ser limpos com esse produto?

O ideal é que a limpeza seja diária, mais leve, e semanal (pesada), para evitar que a sujeira acumule. Aquela gordura amarelada, e até preta, que gruda em armários, alto da geladeira, micro-ondas, revestimentos, azulejos e janelas surge quando a pessoa fica até um mês sem fazer a limpeza adequada.

Sujeira - Se a gordura já estiver entranhada na cozinha, o que fazer?

Caso os móveis e eletrodomésticos estejam muito engordurados, passe o vinagre para cortar a ação da gordura e depois limpe com detergente ou sabão de coco. Essa mistura é capaz de retirar toda a sujeira. É importante lembrar que o vinagre, o sabão ou detergente deve ser aplicado sempre primeiro no pano. Nunca diretamente na superfície do móvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário