“A trilha sonora tem que refletir a personalidade do lugar”, afirma Zé Marcio Alemany, diretor criativo da Radio Ibiza, que é responsável pela identidade musical de restaurantes que estão na seleção do guia MICHELIN - Lima Cocina Peruana, Maní, Manioca, Olympe e Oro.
“O que toca nas caixas de som tem que estar em harmonia com o conjunto da obra: o cardápio, a carta de bebidas, o público-alvo, a atmosfera do salão...”, complementa.
Os autofalantes do Maní ecoam MPB, “em faixas mais roots, da terra. É o Brasil original, assim como a despensa da chef Helena Rizzo”, explica Zé Marcio. No Oro, o que toca também é o popular brasileiro, só que em versões mais modernas, “exatamente como Felipe Bronze faz ao revisitar receitas típicas nacionais”. Já a playlist do Olympe apresenta músicas no estilo cool house, com batida eletrônica mais leve, ornando com a cozinha francesa-contemporânea de Thomas Troisgros.
No Bistrot de Paris, o próprio chef Alain Poletto é quem monta a playlist de músicas em francês. “Faço um mix das clássicas - aquelas que todo mundo conhece -, com versões jovens e modernas como as da Zaz, que eu adoro”, conta. Músicas brasileiras interpretadas em francês também são bem-vindas.
No salão do Bistrot de Paris, a trilha sonora é 100% francesa
A trilha dos italianos Più e Piccolo (foto topo) é eclética: toca de jazz a bossa nova, com pitadas de samba e pérolas da nova cena brasileira. Quem manda na seleção musical de ambas as casas é o sócio Mauricio Cavalcante, que também dá pitacos sobre o volume. “Quando há muita conversa e falatório, chegamos a desligar. O som ambiente tem que ser agradável e não pode incomodar a clientela”, pondera.
“A música jamais pode atrapalhar o fluxo da conversa. Até porque, quando se aumenta som, as pessoas, sem perceber, passam a falar cada vez mais alto”, complementa Zé Marcio.
Eis a cartilha: música boa, adequada, com volume na medida para elevar a experiência à mesa, onde a estrela, veja bem, deve ser sempre a comida.
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