Moqueca de Peixe
Algumas pessoas adoram pimenta. Jalapeño, sriracha, harissa – quanto mais, melhor. Veja essa pesquisa interessante efetuada por um portal de viagens com mais de 500 citações de turistas.
A ciência tem uma explicação. Comer pimenta faz com que seu corpo libere endorfinas, o que aumenta o bem estar. Alguns estudos até mesmo supõem que comer comida apimentada algumas vezes na semana aumentam sua expectativa de vida. Então, se você é do tipo de pessoa que precisa de uma pimentinha em cada refeição, esta lista é para você.
Salvador, Bahia, Brasil
Salvador foi o primeiro porto de escravos nas Américas, então a gastronomia foi profundamente influenciada pela África. A culinária baiana favorece os temperos vibrantes, o coco e os frutos do mar frescos.
O principal prato é a moqueca, um ensopado de frutos do mar cozidos em óleo de dendê e pimenta. Outro favorito é o vatapá, camarões servidos sobre uma cremosa pasta de coco, dendê e amendoim. O design baiano é tão rico quanto sua cozinha, e a Pousada Solar dos Deuses permite que você faça uma imersão nos dois.
Chengdu, Sichuan, China
Vamos falar do Mapo Doufu. Traduzido literalmente como ‘tofu furadinho da vovó’, este ensopado tem carne moída, tofu, feijões fermentados e alho – além de muita pimenta Sichuan e óleo infundido em chili, o La-Yu. É um dos pratos mais deliciosos (e apimentados) da província de Sichuan, e Chengdu, é o melhor lugar para experimentá-lo.
Há muito mais temperos em Chengdu – então, por que não se hospedar em um bairro perfeito para fãs de gastronomia? O bairro de Jinjang é conhecido por seus restaurantes, e The Temple House é um lugar luxuoso para relaxar entre as refeições.
Cidade do México, México DF, México
As frenéticas ruas da Cidade do México estão rodeadas de tempero por todos os lados. Os camarões são ensopados em molho de pimenta, o peru em um molho mole e o ceviche cítrico em molho habanero. As taquerias servem carne, churrasco e carne de porco grelhada com tempero libanês, conhecida como ‘al pastor’.
Além disso, quase todos os pratos são acompanhados de molho – um dos maiores presentes do México, que tem tantos sabores quanto formas de comer uma tortilha. Descanse no Gran Hotel Ciudad de Mexico, elogiado por seu tradicional restaurante.
Gaziantep, Região do Sudeste da Anatólia, Turquia
Gaziantep, a capital não oficial do kebab no mundo, é famosa por sua carne. Não perca pratos como o İçli Köfte – almôndegas recheadas com nozes e pimentas – ou o Beyran, um ensopado de cordeiro com sabor de alho tão adorado que os moradores locais o comem no café da manhã.
Os legumes também têm seu tempero próprio: Antep Ezmesi (salada de tomate) e Maş Piyazı (vagens) são cobertos de pimenta e pimentão vermelho. Em seguida, um toque de limão e um pouco de iogurte irão acalmar você – assim como os quartos com ar-condicionado do Hotel Ali Bey Konagi.
Chongqing, Região de Chongqing, China
A culinária de Chongqing (ou Yu) deixam a boca adormecida. Os pratos são desenvolvidos com pimenta seca, vinagre preto, alho e pimenta em grãos. O favorito é a caçarola, um ensopado fervente de caldo super apimentado com carne e legumes.
Comer é um passatempo nesta cidade montanhosa – melhor vivenciado nas barraquinhas de rua. Comerciantes por toda a Bayi Road servem iguarias como o macarrão apimentado Dan Dan, pato defumado em chá e caranguejo frito. Os dormitórios do Chongqing Zonextra Hostel estão a uma curta caminhada, assim como a The Westin Chongqing Liberation Square.
Nova Delhi, Delhi NCR, Índia
Falando de comida de rua, o cenário em Nova Delhi é incomparável. No mercado Chandni Chowk, você pode experimentar alimentos repletos de tempero, como os bolinhos Momo com molho vermelho, os kebabs Shami, massa de chaat frita coberta de iogurte e o Chole Bhature, curry apimentado de grão de bico punjabi.
Siga seu faro pelas enormes filas pela antiga Delhi até encontrar o Nihari. Este ensopado apimentado de carne cozida lentamente já foi a opção de café da manhã da família real, então, depois de uma noite no The Leela Palace, você pode continuar se sentindo parte da realeza.
Colombo, Distrito de Colombo, Sri Lanka
A culinária do Sri Lanka é uma bela mistura de influências indianas, maldivas e indonésias. Pense em um picante curry de peixe, arroz fumegante e sambol de coco feito com suco de limão, pimenta e peixe seco das Maldivas.
Na capital, o parque Galle Face Green, localizado de frente para o mar, tem o aroma de samosas, Kottu Roti (pão folha, carne, ovos e molho curry salteados) e Isso Vadei (bolinhos de lentilha apimentados cobertos com camarões). Fique perto do Galle Face Hotel para fazer o que os moradores locais fazem – começar o dia com curry e bolinhos de macarrão de arroz.
**Estes destinos foram as cidades mais bem avaliadas por ‘comida apimentada’, de acordo com os viajantes da Booking.com. Os destinos tinham que ter mais de 500 recomendações por ‘comida apimentada’.
Nenhum comentário:
Postar um comentário