terça-feira, 17 de outubro de 2017

Qual é a dose certa e como obtêr a vitamina D?

                   Resultado de imagem para Qual é a dose certa e como obtêr a vitamina D?

O inverno foi embora, o sol chegou com a primavera, e junto veio também o horário de verão, dando mais chances para se ter uma vida ao ar livre. Com isso, pode vir também um grande rendimento para a saúde. Veja como.

A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo humano e sua ausência pode proporcionar uma série de complicações. A principal fonte de produção se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas são capazes de ativar a síntese dessa substância.

Trata-se de uma vitamina essencial para o equilíbrio de diferentes órgãos e funções do nosso organismo, dentre elas, a prevenção da osteoporose, fortificando nossos ossos, dentes e músculos, inclusive o coração. É  responsável também pela regulação na absorção de fósforo, fazendo com que nosso cérebro funcione perfeitamente. Por conta disso, a vitamina D pode estar relacionada à expectativa de vida.

Algumas pesquisas têm relacionado a deficiência de vitamina D a altos níveis de marcadores inflamatórios, aumento de pressão arterial, fraturas, obesidade e até mesmo diabetes.

Como já citamos, o sol tem extrema importância para a absorção dessa vitamina, mas não é preciso exagerar. Dermatologistas recomendam de 20 a 30 minutos diários de sol, e não precisa ser necessariamente ao meio dia. Pode-se tomar sol antes das 10h ou após as 15h, e incluir algumas rotinas, como praticar exercícios ao ar livre ou até mesmo fazer suas atividades cotidianas a pé, fazendo com que seu corpo se exponha mais aos raios solares. No entanto, é importante lembrar que o uso de produtos químicos na pele, como protetor solar ou bronzeador, impedem que essa absorção aconteça.

Aliado a isso, também é possível encontrar fontes de vitamina D na alimentação. A maior concentração está nos peixes de água salgada, como salmão, arenque e sardinha. Ovos, carne, leite e manteiga também possuem vitamina D, mas em pequenas quantidades. Caso a deficiência esteja presente, existe a suplementação  que deve ser prescrita por um médico e pode se dar através de diferentes apresentações, como cápsula, gota, comprimido sublingual ou até mesmo injeção.

Ter uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis são essenciais para a manutenção da saúde e prevenção de doenças, fornecendo nutrientes importantes para que nosso corpo funcione em perfeita harmonia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário