segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Portugal tem turismo de primeira

Conhecido por seu patrimônio cultural, produção de vinhos e gastronomia, país se firma também como point dos surfistas, com praias e belas ondas.

             Praia de Nazaré com ondas colossais
             Resultado de imagem para Praia de Nazaré com ondas colossais

Portugal, a paixão de brasileiros que buscam boa gastronomia, vinhos de qualidade e que atrai turistas por seu patrimônio cultural, histórico e natural, também é o destino para quem ama viver a vida sobre as ondas. Graças a esse conjunto de características, o país vem atraindo cada vez mais estrangeiros que procuram conjugar na mesma viagem uma boa hospedagem, o prazer à mesa e agora também o esporte ou lazer no mar.

O país ganhou tanta relevância no surfe que a cidade de Peniche recebe este mês a elite mundial desse esporte para a etapa do Meo Rip Curl Pro Portugal. A prova, que começou no dia 17 e vai até 28 de outubro, faz parte do calendário do WSL World Surf League Tour. Os surfistas disputam as melhores ondas nas praias Carcavelos, Guincho e Supertubos. Também está aberto desde o dia 15 de outubro o período de espera do Nazaré Challenge, etapa portuguesa do circuito mundial de ondas gigantes. A espera é longa, pode ir até 31 de dezembro. A prova começa assim que a comissão der o sinal. A partir desse momento, 24 surfistas têm 72 horas para cair na água e disputar o prêmio de 7 milhões de euros.

Conferir de perto os grandes nomes do surfe é um chamariz, mas visitar Portugal pode garantir aos turistas a chance de fazer uma verdadeira imersão no universo desse esporte. Graças aos seus mais de 200 spots (pontos altos de surfe) no continente e nas ilhas, muitos empreendedores perceberam uma oportunidade de negócio e vêm investindo nos últimos anos em hotéis e pousadas temáticas, inspiradas no surfe, escolas que ensinam a prática do esporte e serviços paralelos que garantem ao turista ser bem assistido. Só em Peniche já passa de 50 o número de escolas de surfe.

Mar favorável nos 365 dias do ano

Em Ericeira, outro destino muito procurado por estrangeiros, há pelo menos 25 locais que ensinam o esporte. O país oferece um clima ameno e uma grande variedade de ondas. Os entendidos garantem: Portugal é favorável a quem pratica o surfe nos 365 dias do ano. O brasileiro Carlos Burle, especialista em ondas gigantes, tem uma relação muito próxima com Portugal e dá sua dica para quem quer surfar no país.

– Bem próximo a Nazaré tem Ericeira, “surfers paradise” português. Lá tem um ‘pico secreto’, onde no lado direito da praia rolam ondas direitas tubulares perfeitas e no lado esquerdo ondas mais gordas, longas e rasas, perfeito para um surfe em família – conta.

Como Nazaré tem uma das maiores ondas do mundo, é para lá que Burle costuma ir, segundo ele para começar bem a temporada. Se estiver na cidade, é bom aproveitar e conhecer o Miradouro do Suberco, com uma linda vista panorâmica. Quem frequenta o local costuma indicar aos turistas as saborosas sardinhas grelhadas e a caldeirada, pratos muito tradicionais. Foi nesse mesmo lugar que, em 2011, o surfista havaiano Garrett McNamara entrou para o Livro dos Recordes, o Guiness, ao surfar uma onda de 23,11 metros na Praia do Norte, em Nazaré. Dois anos depois, Burle quase quebrou a marca do adversário – que não foi validada porque não havia nenhuma filmagem que comprovasse o feito.

Esporte e turismo para toda a família

Mas não é preciso ser fera como Burle para aproveitar as ondas de Portugal. Há lugares para a prática do surfe menos radical, que permitem o turismo com as crianças. Como a distância entre um spot e outro é muito próxima, é possível viajar em família e combinar dias de surfe com o turismo histórico, gastronômico, de compras ou de aventura.

– Quando não rolam os “swells” gigantes de outono no Hemisfério Norte, aproveito para curtir com a família, conhecer lugares novos, fazer amigos, surfar marolas e comer muito bem. Portugal é incrível para práticas esportivas. Além das praias, todas as cidades têm muitas praças e parques. Nazaré, por exemplo, é um lugar místico, cheio de histórias de pescadores e ondas enormes – relata Burle.

Ainda segundo o surfista brasileiro, vale conferir a Praia do Sul, com seu Forte de São Miguel Arcanjo, e a Praia do Norte, “onde as ondas quebram monstras a cada ‘swell’ de norte, que assola o litoral”. A sugestão para os brasileiros é desembarcar em Lisboa, colocar as pranchas no carro e ali, logo perto da capital do país, cair na água e depois escolher outros destinos. Os especialistas dizem que em um raio de 150 quilômetros da capital é praticamente impossível não ter sorte nas ondas.

                   Aveiro
               Resultado de imagem para aveiro

O país é dividido em sete regiões de turismo – Porto e Norte, Centro de Portugal, Lisboa, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira. Ao todo, são cerca de 800 quilômetros de costa com todo tipo de onda, além dos dois arquipélagos. No Porto, ao norte do país, dá para fazer turismo sem se preocupar com o transporte, como atravessar a Ponte D. Luis, o teleférico de Gaia ou passear pelo Cais da Ribeira. A dica de Burle é experimentar as iguarias mais famosas da cidade, como o vinho do Porto e a francesinha, um sanduíche típico da cidade, com variadas carnes, coberto por muito queijo e molho de tomate.

Com tantas opções, é só pegar a prancha, o passaporte e se preparar para aproveitar o esporte em um país que tem vocação para receber os surfistas. Para Burle, só há atrativos: a culinária, o idioma, a amabilidade dos portugueses, a facilidade de acesso e o fato de ser um lugar onde os serviços funcionam muito bem.

– Se você pensa em tirar férias sem estresse nem perrengues, mas não gosta do marasmo de um resort, ou se você é surfista, esportista, gosta de viajar em família, pense em Portugal. Talvez nos vejamos por lá! – convida Carlos Bur.

Fonte Visit Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário