terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Verão reforçado: alimentos para a dieta da beleza - Frutas, legumes e leite mantêm pele, cabelos e unhas bonitos, aponta dicas de O Dia.

Não adianta lotar as gavetas e a bolsa com cosméticos de todos os tipos e para todos os fins, por que o segredo para ter uma pele jovem, cabelos fortes e unhas firmes pode estar na despensa da cozinha. Produtos como leite, frutas cítricas e verduras são ricos em vitaminas e minerais que deixam qualquer mulher mais bonita sem precisar gastar com cremes e remédios.

   



Um dos principais ingredientes da dieta de beleza é o ferro. O mineral, encontrado no feijão, por exemplo, ajuda na formação dos glóbulos vermelhos, que fazem o transporte de oxigênio nas células. “A falta de ferro pode provocar, em casos graves, queda de cabelo, ressecamento de pele e deixar as unhas quebradiças”, diz Juliana Machado, gerente médica do laboratório Bayer.

Além do ferro, as vitaminas A, C e D também devem estar presentes na alimentação. Mas, segundo a especialista, o estado emocional desempenha um papel importante no sucesso da dieta. “O stress desequilibra o organismo e pode deixar a mulher com falta de alguma das vitaminas”, afirma a médica.

Apesar de ser capaz de manter o bom aspecto da pele e dos cabelos, a alimentação pode não ser o suficiente para algumas pessoas, exigindo a suplementação de vitaminas. “Idosas, principalmente, possuem dificuldades de absorção e devem procurar médico para fazer reposição”, aconselha Juliana.







Comer bem

Vitamina A:

Estimula a produção de colágeno, que sustenta e hidrata a pele. É encontrada em leite, ovos, vegetais amarelos (abóbora, batata doce, cenoura) e folhas verde-escuras (couve, bertalha, brócolis e espinafre).

Vitamina C:

Neutraliza os radicais livres, protegendo a derme. Além disso, age em cicatrizações. O nutriente pode ser encontrado em frutas cítricas (laranja, goiaba, abacaxi e tangerina).

Vitamina D:

Ajuda no crescimento e reparação dos tecidos. É essencial para o fortalecimento de dentes e ossos. Encontrada em peixes como o salmão, além de leite e ovos.

Ferro:

Essencial na formação dos glóbulos vermelhos, é encontrado no feijão, castanhas, pimentão e cereais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário