quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Bem Estar Verão : Previna-se: altas temperaturas aumentam retenção de líquidos

Endocrinologista e preparador físico dão cinco dicas para resolver o problema, em reportagem do Estadão. Até o uso da meia elástica faz bem nessa época de verão.

   



Quem sofre com inchaço e retenção de líquidos sabe bem que é no verão quando os sintomas mais aparecem. A explicação é simples. “No calor, os vasos sanguíneos se dilatam para ajudar o corpo a resfriar. Com isso, os líquidos que ficam nos vasos acabam saindo e se alojam no espaço entre as células, causando o inchaço, geralmente em partes mais extremas como pernas, pés e tornozelo”, explica a endocrinologista do Hospital Albert Einstein, Danielle Andreone.

Consumir ao menos dois litros de água por dia é essencial

Para saber se a condição é provocada por esse acúmulo de líquidos, basta pressionar os dedos no local. Se ficar uma marca, pode ser sinal de retenção. Em alguns casos, ela pode ser provocada por problemas no coração, nos rins, na tireoide ou como reação a algum medicamento.

A endocrinologista alerta que se o acúmulo for muito intenso, a pessoa acordar inchada ou observar que os edemas são assimétricos -- por exemplo, uma perna muito maior que a outra -- é preciso procurar um clínico geral. Ele pode identificar quais são as causas do problema e encaminhar o paciente para o especialista adequado.

Nos casos em que a retenção é provocada pelas altas temperaturas, algumas medidas simples ajudam a amenizar a condição. Veja na galeria abaixo as dicas de especialistas:

Beba água Consumir ao menos dois litros de água por dia é essencial. Ela evita a desidratação e ajuda a regular a temperatura do corpo. Em entrevista ao programa Rota Saudável, Rádio Estadão, o preparador físico Aulus Sellmer explica que o consumo de sucos também ajuda, mas é importante prestar atenção às calorias, pois os tecidos gordurosos acumulam mais fluídos.

1. Beba água: consumir ao menos dois litros de água por dia é essencial. Ela evita a desidratação e ajuda a regular a temperatura do corpo. Aulus Sellmer explica que o consumo de sucos também ajuda, mas é importante prestar atenção às calorias, pois os tecidos gordurosos acumulam mais fluídos;

2. Drenagem linfática: a massagem ajuda a empurrar os líquidos para dentro dos vasos linfáticos, responsáveis pela drenagem natural do corpo. Além disso, aumenta a circulação de sangue, o que também reduz o acúmulo.

3. Exercite-se: praticar atividades físicas é tão importante quanto beber água. Mas Sellmer explica que não basta se exercitar somente quando o problema aparecer. “A prática deve ser sistêmica e regular”, diz. A dica também vale para quem fica em pé ou sentado por muito tempo. “É bom fazer uma caminhada curta ao longo do dia para que o sangue circule e ajude a diminuir o inchaço”, ensina Danielle.

4. Alimentação: alimentos com sal aumentam a desidratação e o acúmulo de líquidos. Opte por vegetais verdes escuros, nozes, abacate e cereais integrais, ricos em cálcio e magnésio. Refrigerantes podem amenizar a sensação de calor, mas têm muito sódio. Evite.

5. Meia elástica: “No verão pode ser um pouco incômodo, mas a meia elástica contribui muito para a redução do inchaço”, diz a endocrinologista. Ela alerta que não basta colocá-las somente depois que os pés e as pernas incharem. Se a pessoa tiver predisposição à retenção de líquidos, o ideal é vesti-las logo pela manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário