domingo, 8 de setembro de 2019
LUTO NO RIO Bar Luiz dá o seu Adeus para sempre
Um dos mais tradicionais bares da capital carioca "morre" por conta da crise econômica instalada no país por governos corruptos, e também pela incompetência do governo estadual e da Prefeitura que ajudou a afastar os fregueses ao remanejar setores, serviços, transportes do Centro da cidade. Houve um esavaziamento e o crescimento da violência. Por conta disso tudo, o Bar Luiz vai fechar as portas para sempre.
O centenário bar não resistiu à crise que assola o país e a cidade. A informação é do gerente Emerson Coelho. O bar fecha as portas no sábado 14 de setembro e em sua última semana de vida vai funcionar apenas no almoço de meio dia às 16h. Nesta segunda-feira (9/9) uma coletiva de imprensa no local vai anunciar o encerramento das atividades do bar de 132 anos.
História e tradição
O Bar Luiz foi fundado em 1887 na Rua da Assembléia nº 102, com o nome de “Zum Schlauch”, nome que, segundo Luiz Edmundo, fazia referência ao formato de “tripa”, ou “corredor” que o prédio possuía.
O segundo endereço do Bar Luiz foi a Rua da Assembléia nº 105, mudança ocasionada por dificuldades no acordo do aluguel. Junto com esta mudança altera-se o nome do Bar para “Zum Alten Jacob”, em homenagem “Ao velho Jacob”, fundador do bar. Adolph Rumjaneck, o segundo proprietário do Bar Luiz, era afilhado de Jacob Wendling e iniciou seu trabalho na casa como Caixeiro. Rapidamente foi alçado ao cargo de gerente e, com o afastamento do velho Jacob, estabeleceu-se como proprietário.
Em 1915, por força de uma lei que proibia a utilização de nomes estrangeiros nos letreiros das casas de comércio, o Bar altera seu nome de “Zum Alten Jacob” para “Bar Adolph” em homenagem ao proprietário, Adolph Rumjaneck. Bar Adolph era conhecido como “Braço de Ferro” em função do talento de Adolph Rumjaneck para a Queda de Braço, esporte que disputava em uma mesa de mármore, especialmente colocada nos fundos do seu estabelecimento para esta finalidade.
Adolph desafiava os fregueses que iam em busca de vinho, se ganhassem ele na queda de braço, ele pagava o vinho, se o cliente perdesse, como sempre acontecia, o cliente deveria comprar o chope. Apenas em 1927 o Bar Luiz, que na época atendia pelo nome de “Bar Adolph”, instala-se na Rua da Carioca nº 39, local onde permanece até os dias atuais.
Fonte: Bar Luiz Ltda. Quando o Bar Adolph mudou-se para a Rua da Carioca, o sobrado foi arquitetado para abrigar o escritório da casa. Sua decoração em estilo colonial alemão ainda hoje pode ser identificada.
Durante a IIª Guerra Mundial, estudantes exaltados do Colégio Pedro II tentaram destruir o “Bar Adolph” por achar que se tratava de uma alusão a Adolf Hitler. Os alunos foram demovidos da idéia graças ao discurso do famoso compositor Ary Barroso, cliente da casa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário