sábado, 28 de setembro de 2019

Arábia Saudita oferece vistos para turistas comuns







      






Visitantes estrangeiros terão que usar "roupas modestas" durante suas viagens. Mais de dois milhões de muçulmanos participam da peregrinação anual a Meca.

A Arábia Saudita anunciou nesta sexta-feira (27/9) que emitirá pela primeira vez vistos para turistas, abrindo suas portas a fim de diversificar seus recursos, que ainda continuam completamente dependentes do petróleo. Até agora, o reino ultraconservador emitia vistos apenas para peregrinos, expatriados e, recentemente, para espectadores de eventos esportivos ou culturais.

O desenvolvimento do turismo é um dos principais focos do programa de reforma "Vision 2030", do príncipe-herdeiro Mohammed bin Salman, que visa preparar a maior economia árabe para a era pós-petróleo. O anúncio ocorre apenas duas semanas após ataques devastadores a várias infraestruturas petrolíferas sauditas, imputados por Washington ao Irã e que vêm abalando os mercados mundiais de energia.

“Momento histórico”

"Abrir a Arábia Saudita para turistas internacionais é um momento histórico para o nosso país", disse Ahmed al-Khateeb, diretor da área de turismo do reino, em comunicado. "Os visitantes ficarão surpresos ao descobrir os tesouros que temos para compartilhar: cinco Patrimônios da Humanidade da UNESCO, uma cultura local vibrante e uma beleza natural de tirar o fôlego”.

A Arábia Saudita oferecerá vistos de turista on-line a cidadãos de 49 países, de acordo com Ahmed al-Khateeb. O reino austero, que proíbe o álcool e onde os padrões sociais são muito rigorosos, geralmente não é considerado um destino muito atrativo para o turismo. Mas o príncipe Mohammed bin Salman quer mudar essa percepção e já introduziu várias reformas liberais, que permitiram a abertura de cinemas e a organização de shows ou eventos esportivos no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário