sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Santos Dumont reabre neste sábado mais resistente e com mais voos






     




Para as linhas Vermelha, Amarela e Av. Brasil, e a Ilha do Goverrnador, que sofreram com a transferência da ponte aérea Rio-São Paulo para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, será um alívio. Menos veículos para congestionar a Estrada do Galeão e a Av. 20 de Janeiro.

Após quase um mês em obras, o aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, vai voltar a operar normalmente às 6h deste sábado (21/9), com voos da Gol, Latam e Azul. Agora resistirá por mais tempo aberto em dias de chuva, segundo a Infraero.

Isso porque a pista principal recebeu uma camada porosa que permite melhor drenagem e escoamento da água e maior atrito entre os pneus e o solo. Ela evita a formação de poças que inviabilizam o funcionamento do terminal. A manutenção não ocorria há dez anos e deve durar mais uma década.

De 24 de agosto até 21 de setembro, grande parte dos voos que pousariam ou decolariam no Santos Dumont foram transferidos para o aeroporto internacional do Galeão, a 18 km, na zona norte carioca --que estimava receber 767 mil pessoas (73%) a mais durante o período.

A Gol e a Latam mudaram todos os seus trajetos. Já a Azul, a única com aviões menores capazes de usar a pista auxiliar, manteve alguns. A companhia continuou fazendo viagens dali para Campos dos Goytacazes (RJ), São José dos Campos, Ribeirão Preto (SP) e, em setembro, para Vitória (ES).

No fim de agosto, a empresa também passou a operar a ponte aérea entre o Santos Dumont e Congonhas, na zona sul de São Paulo. A partir deste sábado, isso vai ampliar o número diário de voos no terminal doméstico carioca de 200 para 220 no total.

Sem concorrência, o preço das passagens desse trecho subiu até 16% no período, segundo levantamento do site de pesquisa de viagens Kayak. Durante a reforma, ele saía por R$ 435 em média e após as obras, por R$ 375. A Azul diz que, antes de sua participação, o bilhete ultrapassava R$ 1.500 e que, planejando com antecedência, é possível pagar a partir de R$ 99.

As obras no Santos Dumont também fizeram o movimento das lojas do aeroporto despencar. Apesar de a Infraero não estimar o tamanho da perda de receitas, ao menos cinco lojas chegaram a fechar, e a Dufry e a marca de maquiagens Quem Disse Berenice reduziram temporariamente o número de funcionários.

A manutenção da pista principal custou R$ 9 milhões, abaixo dos R$ 10 milhões previstos inicialmente. Era para a reforma ter começado em 12 de agosto, mas ajustes na pista auxiliar tiveram que ser feitos antes. O terminal, um dos mais lucrativos do país, deve ser concedido à iniciativa privada até 2022.

Um comentário:

  1. Que obra milagrosa de grande amiso. Eu li um artigo sobre o trabalho dele e foi incrível, pois as coisas que ele faz são maravilhosas e excelentes. Eu precisava de ajuda para recuperar minha ex-esposa, e vi críticas maravilhosas do grande Amiso e entrei em contato com ele, independentemente do fato de que eu não pretendia acreditar nele e me disse que estava ajudando pessoas com problemas conjugais. Você acredita nisso? Fiquei tão aliviada do meu trauma emocional depois de conversar com ele e ele me disse que prepararia um feitiço de amor para mim, o que traria minha ex-esposa de volta em 24 horas. Eu não conseguia descobrir como fazê-lo, mas ele me garantiu que minha ex-esposa voltaria para mim e sobre a qual, depois de seguir suas instruções, ele preparou o feitiço de amor e minha ex-esposa voltou para mim dentro de 24 horas. Eu estava tão feliz e hoje, minha ex-esposa e eu estamos nos divertindo. Não sei o que você está passando hoje, mas posso garantir que o ótimo Amiso pode ajudá-lo. Somente clientes sérios que precisam da ajuda dele podem enviar uma mensagem para resposta imediata por e-mail: herbalisthome01@gmail.com

    ResponderExcluir