quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Latam amplia oferta de voos a partir do Santos Dumont




Aeroporto do Centro do Rio terá de três a cinco rotas novas até o final do ano.  Agora, aéreas terão 381 voos extras no período do Rock in Rio que começa neste final de setembro.

Latam está ampliando sua oferta de voos a partir do Rio de Janeiro. Sairão do aeroporto Santos Dumont três de cinco novas rotas que a companhia aérea começa a operar em 15 de novembro, todas ancoradas no segmento de viagens corporativas. Haverá ligações entre o Rio e Vitória, Porto Alegre e Curitiba, além de uma outra para Salvador, que será iniciada no fim de outubro. As outras duas linhas serão entre São Paulo e Maringá e entre Porto Alegre e Curitiba.

Em paralelo, a capital fluminense terá um reforço de 381 voos extras operador por Gol, Latam e Azul durante os dias do Rock in Rio, que será realizado entre 27 de setembro e 6 de outubro.

A Latam justifica o aumento da nova oferta de linhas regulares pela demanda de passageiros corporativos, daí a escolha do aeroporto central para essas rotas. O Santos Dumont está fechado para obras de renovação da pista principal, que devem ser concluídas até 21 de setembro, a tempo para receber o movimento de público do Rock in Rio. Até lá, todas as operações da companhia e da Gol foram transferidas para o Galeão.

A Gol já anunciara um voo diário entre Rio e Natal, saindo do Galeão, também a partir de novembro.

Entre janeiro e maio, o volume de passageiros em aeroportos do Rio foi de 9,26 milhões, 9% menos que nos cinco primeiros meses de 2018, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Nas rotas nacionais, a retração foi de 10,6% nas rotas nacionais e de 3% nas internacionais. Em número de voos, o recuo no período foi de 13,3%.

O mercado de aviação vem se movimentando desde a saída da Avianca Brasil de cena, no fim de maio. A crise da aérea abriu oportunidade de mercado para suas concorrentes, sobretudo na ponte aérea Rio-São Paulo. A Azul anunciou o início de suas operações na linha mais rentável da aviação nacional após o começo das obras no Santos Dumont, enquanto Gol e Latam, suas principais concorrentes, estão operando a partir do Galeão.
PUBLICIDADE

Voos extras para festival

 

    


Os voos extras anunciados para o Rock in Rio não se afastam dessa disputa pelo mercado da ponte aérea Rio-São Paulo e pelo passageiro corporativo. A Azul terá 34 frequências adicionais no período do festival, o equivalente a pouco mais de 4.200 assentos. É o menor reforço dentre as três, mas está focado nas ligações entre o Rio e São Paulo. A linha Congonhas-Galeão, por exemplo, estará entre as extras, embora não seja operada regularmente. Também haverá voos de Guarulhos e de Campinas para o Santos Dumont e de Belo Horizonte (Confins) e Campinas para o Galeão.

A Latam anunciou 76 voos a mais para a temporada de shows no Rio, ou perto de 14 mil assentos. Eles ligarão Brasília, Belo Horizonte, Florianópolis, Fortaleza, São Paulo (Guarulhos), Goiânia, Porto Alegre, Recife e Salvador ao Rio, sempre para o aeroporto do Galeão.

A Gol, a principal empresa aérea em operação no Galeão, terá o reforço mais robusto no período do festival, com 271 voos extras, com mais 50 mil assentos em oferta, com frequências para o Galeão e também para o Santos Dumont. Haverá ligações entre o Rio e Florianópolis, Brasília, São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário