quinta-feira, 9 de março de 2017

Uso de sabonete íntimo: o que fazer?

Saiba o que o pH da região íntima da mulher tem de especial, como escolher o produto ideal e a frequência para utilizá-lo. E ainda conheça as vantagens.

                Resultado de imagem para Uso de sabonete íntimo

Xampu e condicionador para os cabelos, creme para mãos, pés, rosto e corpo. A rotina de cuidados da mulher moderna inclui o uso de dezenas de produtos, específicos para cada área do corpo. No caso do sabonete íntimo, mesmo sendo um antigo conhecido delas, muitas não o colocam na lista, pois não se preocupam ainda em usar o sabonete adequado para essa região.

Em artigo (O uso de sabonetes íntimos femininos), publicado na revista Femina, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), considera-se que “o uso de produtos cosméticos adequados para cada parte do corpo minimiza riscos alergênicos e irritantes”.

Além disso, o artigo conclui que “os sabonetes higiênicos íntimos específicos não interferem no pH vaginal fisiológico e, em algumas situações, protegem a flora vaginal, ajudando a combater outros micro-organismos que sucumbem ao pH ácido”.

A seguir, entenda melhor porque o sabonete íntimo é importante, como ele deve ser escolhido e usado, o que há de especial no pH da região e o que a Pró-vitamina B5 pode fazer por essa pele delicada.

1. Por que usar sabonete íntimo?

Para o ginecologista Paulo Giraldo (CRM 36.090-SP), a mulher precisa estar atenta à higiene da região genital. Ele conta que os sabonetes íntimos são especialmente desenvolvidos para essa área e podem favorecer as condições locais.

– Eles devem ter baixa detergência, pH adequado à pele e, de preferência, serem líquidos – explica o médico.

2. O pH da região íntima é especial?

Sim, ele é levemente mais ácido do que no resto do corpo. O pH 7 é neutro; acima disso, é alcalino; abaixo, é ácido. Na nossa pele, o pH varia entre 5 e 6, e a região íntima externa tem pH entre 3 e 5. A acidez da região é um mecanismo de proteção que inibe a proliferação de bactérias. Exatamente por isso é tão importante usar um sabonete específico, que não afete esta proteção natural.

3. Qual deve ser a frequência de uso?

Em clima quente, diariamente, de uma a três vezes por dia. Já em clima frio, pelo menos uma vez ao dia.

4. Como escolher o produto ideal?

É importante prestar atenção na acidez ou alcalinidade do sabonete. O produto deve ter pH entre 3 e 5, como é o da própria área, para limpar sem agredir, mantendo as defesas naturais e proporcionando uma sensação de frescor. Sabonetes comuns e bactericidas não são indicados para esse fim, porque são alcalinos e podem desequilibrar o pH, prejudicando a proteção natural da pele.

Publicidade

Se tudo estiver bem equilibrado na região, as células funcionam bem. Quando não, as defesas locais ficam comprometidas.

– Os sabonetes sólidos habitualmente são alcalinos e podem agredir a pele de algumas mulheres. Por isso, os produtos para a região íntima deveriam ser líquidos preferencialmente – orienta Giraldo.

5. O que é Pró-vitamina B5?

A Pró-vitamina B5 é o dexpantenol, um ativo que hidrata a pele e as mucosas por suas propriedades higroscópicas (ou seja, que absorvem a água). Além disso, ele protege e auxilia na renovação da pele e age na síntese de lipídios, mantendo íntegras a barreira cutânea e a das mucosas. Para a mulher, o resultado é a sensação de frescor e maciez.

Fonte Dermacyd

Nenhum comentário:

Postar um comentário