segunda-feira, 13 de março de 2017

Rio terá de volta o charme nos trilhos?

Município fluminense de Três Rios pode receber trem turístico que ligará Rio de Janeiro a Minas Gerais. Este será o primeiro trem turístico interestadual do país, com capacidade para 800 passageiros.

                
 
Representantes da ONG Amigos do Trem, responsáveis pela reativação dos trens de passageiros pelo Brasil, foram recebidos pelo prefeito de Três Rios, Josimar Salles, nesta semana que passou. Assunto: O projeto do Trem Turístico Rio-Minas prevê a saída de Três Rios(RJ) com destino a Cataguases (MG), passando por duas cidades fluminenses e seis mineiras, em um trajeto de 120 km.

Este será o primeiro trem turístico interestadual do país, com capacidade para 800 passageiros. De acordo com o presidente da Associação Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento, o apoio do deputado federal Celso Jacob e do prefeito Josimar Salles é de suma importância.

"A Associação nos apresentou o projeto e imediatamente oferecemos apoio total do governo. Identificamos a oportunidade para incremento do turismo e desenvolvimento econômico, fundamental na geração de emprego e renda, de mãos dadas vamos trabalhar para que este sonho se torne realidade", afirmou o prefeito Josimar Salles.

Três Rios é reconhecido como maior entroncamento rodo-ferroviário do país, e desta forma irá contribuir de forma significativa para a implantação do projeto, que sugere, dentre outras coisas, a construção de uma nova Estação Ferroviária, com arquitetura temática e histórica.

"Trazer visitantes é uma forma de gerar emprego e renda, além de aquecer a economia e movimentar tanto as redes de hotéis e restaurantes quanto o comércio em geral", conclui o deputado Federal Celso Jacob, que é filho de ferroviário.

Além do Trem Turístico Rio-Minas, a associação também apresentou o projeto Ferrovia Escola. Através deste, as pessoas seriam capacitadas, com aulas práticas e teóricas, para trabalhar em ferrovias, abrindo oportunidades para quem quer ingressar no mercado de trabalho. O projeto poderá gerar, inicialmente, 150 empregos diretos e indiretos.

Fonte: Prefeitura de Três Rios

Nenhum comentário:

Postar um comentário