quarta-feira, 16 de novembro de 2016

ESPECIAL Férias (4) Brotas: Capital da aventura e de atividades radicais para todas as idades

Cidade está localizada na região central de SP a 240 km da capital. Turismo de aventura tem como cenário cachoeiras e belezas naturais. Rafting no Rio Jacaré Pepira é uma das atrações radicais 

               
                   (Foto: Paulo Salles)

Localizada na região central do Estado de São Paulo, Brotas fica a 240 km da capital e a 170 km do Aeroporto de Viracopos, em Campinas. O acesso à cidade conhecida como a “capital da aventura” é feito pelas rodovias Bandeirantes (SP-348), Anhanguera (SP-330), Washington Luís (SP-310) e Engenheiro Paulo Nilo Romano (SP-225).

Brotas está inserida no Programa Município Verde e Azul do governo do estado e desde 2014 foi elevada à Estância Turística. O município de mais de 21,5 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é cercado pela natureza e oferece aventura para todos os gostos e idades.

Belezas naturais

Cachoeiras, nascentes de água cristalina, além do Rio Jacaré Pepira com suas corredeiras e afluentes, fazem do município o cenário perfeito para a prática de turismo de aventura e ecoturismo.

Segmentos como rafting, bóia cross, canionismo, cachoeirismo, caminhada na natureza, escalada indoor, rapel, arvorismo, cicloturismo, circuito de tirolesas, cavalgada, quadriciclo, passeios off road, entre outros, são algumas das atividades oferecidas.

Acidade conta mais de 40 meios de hospedagem, 8 operadoras de turismo de aventura e inúmeros sítios turísticos e atrativos. A gastronomia é outro atrativo. São mais de 62 meios de alimentação com culinária variada: lanches típicos do interior, salgaderias, comida de fazenda, caseira, contemporânea, gourmet, massas, pizzarias, bistrôs e restaurantes temáticos.

Fundação histórica

Segundo informações da Secretaria de Turismo Municipal, Brotas tornou-se distrito de Araraquara em 1841, sendo transferido para Rio Claro em 1853. Tornou-se município em 14 de fevereiro de 1859. O aniversário da cidade é celebrado no dia 03 de maio, por ocasião de uma antiga comemoração católica, a de Santa Cruz.

De acordo com a prefeitura, há quatro hipóteses para a origem do nome da cidade: Brotas de olho d'água; Brotas de broto de capim (mato que brotava depois de pousadas de trilheiros); Brotas como derivativo de "bolotas" (bolos característicos fabricados no lugar); e a quarta e mais provável, vem das origens da fundadora de Brotas.  Dona Francisca Ribeiro dos Reis, descendente de portugueses católicos e devota de Nossa Senhora das Brotas, teria prestado uma homenagem à Santa, dando seu nome à cidade.

Embora os atrativos naturais sejam o grande diferencial, a cidade possui monumentos históricos que estão ligados ao período em que Brotas foi um dos grandes produtores de café. Na zona rural encontram-se sedes de fazendas do final do século XIX preservadas. A cidade conta com casarões antigos com expressiva arquitetura da época, encontrados na principal avenida.

Fonte G1 SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário