sábado, 12 de novembro de 2016

Rio - Barra da Tijuca recebe "templo gastronômico"


                        
                                   Thiago Lacerda e a esposa Candice são donos de um empreendimento lá.


Vogue Gourmet vai do popular até a mais alta gastronomia. O Boulevard gastronômico do VOGUE SQUARE reúne os melhores restaurantes da capital carioca e num ponto exclusivo do mais conhecido bairro da Zona Oeste.

"É a Dias Ferreira da Barra", brinca o empresário festeiro e gourmand Ricardo Amaral sobre o boulevard gastronômico do complexo VOGUE SQUARE, que será aberto ao público no dia 17 de novembro. Pudera: os 15 estabelecimentos que funcionarão lado a lado realmente parecem a famosa rua do Leblon. Com bares, restaurantes, deli e até uma charutaria. A grande diferença é que o Vogue Gourmet ainda terá muitas áreas a céu aberto, projetos luxuosos, jardins e nenhum carro passando.

– Fui convidado para fazer a curadoria do centro gastronômico. Dos nomes aos menus, tudo passou por mim. Pensei em um mix que agradasse vários perfis e vontades. Será um novo destino totalmente eclético, da alta até a baixa gastronomia, que acompanha o embalo da tendência high-low – adianta Amaral.

É verdade. Do café da manhã ao último drinque, há uma diversidade de opções que não deixa ninguém de fora. Japonês contemporâneo? Tem. Parrilla argentina? Também. Hamburgueria e rótulos de cervejas artesanais? À disposição. Bolinhos típicos de botecos cariocas? Uma variedade deles.

Amaral ainda trará de volta ao roteiro o saudoso Gattopardo, que por anos funcionou à beira da Lagoa, e lançará o Boteco do Amaral, que será comandado por Antônio Carlos Laffargue, mais conhecido como Toninho, do Bar do Momo, na Tijuca, e Bruno Magalhães, do Botero, em Laranjeiras.

– Estou trazendo um pizzaiolo do antigo Gattopardo para cá. Como antigamente, vai ser uma pizzaria, mas ainda teremos uma trattoria porque achei que faltava um italiano no Vogue Gourmet. Será uma comida gostosa, típica das mammas. Massas, polpetones, lasanhas, canelones... Tudo supertradicional, não vamos permitir ‘invencionismos’ – adianta, frisando que a pizza continuará com aquela massa bem fininha, mas que haverá a opção da massa grossa, que ele chama de paulista.

A ideia do boteco surgiu na produção dos guias que faz com Boni, o "Guia Boni & Amaral – O Rio é uma Festa". O empresário e o ex-diretor geral da TV Globo visitaram os cantinhos do Rio atrás dos melhores quitutes de bar e, bem, Ricardo virou um grande ‘botequineiro’, como ele se declara.

– Chamei o Toninho porque ele é um craque, um chef criativo e cativante. A primeira pessoa que me falou dele foi o chef Claude Troisgros. Sou louco pelo sanduíche de carne cozida na cerveja por seis horas, sem falar em todas as coisinhas gostosas, como pastéis e empadas maravilhosas – derrete-se Amaral.

O chef Ricardo Lapeyre será outro que se mudará para lá. Depois do sucesso da Brasserie Lapeyre, que funcionou na Praça Mauá, ele abre o Bistrot Lapeyre, que também segue a cozinha clássica francesa. Os seus famosos carrinhos de terrines, queijos e sobremesas continuarão, para a felicidade geral, rodando no novo salão. Já o menu será repaginado, mas, ele garante, respeitando sempre as receitas clássicas.

Caso esteja pensando em algo um pouco mais despojado mas igualmente delicioso, lá vai estar a B, de Burguer, onde, como o nome já diz, você poderá provar sete tipos de hambúrgueres feitos na brasa à 900°c, o que faz toda a diferença. E ainda se surpreender com dois tipos de hot dogs, sobressaindo na originalidade o B, de Bacon. Além disso, todas essas gostosuras podem vir acompanhadas de cervejas artesanais.

No Bottobar, uma novidade: haverá um biergarten para a degustação das cervejas que promete virar point. O espaço, aliás, tem projeto do arquiteto Mauricio Nóbrega, um especialista em criar aconchegantes áreas externas. Tipo do lugar que carioca adora e vai estar sempre concorrido.

Craques do traço

Antes de continuar a lista das ótimas casas do Vogue Gourmet, vale um parênteses para falar da arquitetura, toda assinada por craques do traço do Rio. A seleção foi feita por Patricia Mayer e Patricia Quental, dupla à frente da Casa Cor Rio.

– O mote foi aliar a boa gastronomia com ambientes surpreendentes. Nesta seleção, pensamos em profissionais que tivessem sintonia estética com o restaurante, parcerias anteriores com os chefs ou ainda aqueles que fariam uma dupla inusitada mas com potencial – explica Patricia Mayer.

A área comum foi projetada por Sérgio Conde Caldas e teve seu paisagismo a cargo de Sérgio Santana. Paola Ribeiro fez a decoração.

E nesse clima, o Prosa na Cozinha, da chef Manu Zappa, foi assinado por Chicô Gouvêa; o Tragga por Helio Pellegrino; o Bistrot Lapeyre, por André Piva e Vanessa Borges; e ainda as duas casas do badalado chef japonês Shin Koike: o restaurante, por Pedro Paranaguá, e o bar de saquês Izakaya, por Luis Fernando Grabowsky.

Delícias de Portugal e os melhores drinks

Uma estreia será do Filho da Mãe, novíssimo restaurante de Alexandre Henriques, filho de Dona Henriqueta. Para quem ainda não ligou o nome ao restaurante, eles são os responsáveis pela Gruta de Santo Antônio, o português de Niterói que leva uma turma para atravessar a ponte e comer os maravilhosos clássicos lusos. O salão sempre lotado promete se repetir no novo espaço, que além das receitas típicas, terá opções mais contemporâneas. Além disso, haverá menu degustação. Na estreia serão dois: o ‘Do filho’ e o ‘Da casa’. O primeiro, com modernices como o dueto de atum do Peniche e o creme de abóbora e vieiras ao toque de piripiri. O segundo, tradicionalíssimo, com bacalhau do chef, arroz de pato e camarão a bulhão pato.

A mixologista Jessica Sanchez (ex-Copacabana Palace) será a responsável pelas cartas da maioria dos lugares do Vogue Gourmet. Le Club, Cocktail, Filho da Mãe, Gattopardo, Boteco do Amaral, Bistrot Lapeyre, Izakaya, Shin Koike, Prosa na Cozinha e Candice Cigar Co. estarão sob sua batuta no rol dos bebes.

– O bacana deste projeto é que cada espaço tem uma personalidade completamente diferente. Criei uma carta de coquetéis autoral com base no contexto. Para o Lapeyre, por exemplo, fiz drinques de assinatura usando licores franceses e bases mais leves. Para o Boteco do Amaral, resgatei os clássicos brasileiros como o Rabo de Galo. Para o Prosa na Cozinha, teremos sucos naturais e chás gelados sazonais. E para o Izakaya explorei os flavors da culinária asiática – conta Jéssica

No Le Club, Jéssica promete explorar ainda mais a experiência etílica. Rituais e apresentações serão um grande diferencial. O clube, aliás, promete virar destino dos que gostam de uma noite sofisticada. A chef Heaven Delhaye (ex-Eleven de Lisboa) ficará na cozinha. A decoração é de Paola Ribeiro.

Uma charutaria também está entre as opções. O ator Thiago Lacerda é quem leva uma franquia da Candice Cigar Co. para lá. A casa, desenhada pelo arquiteto Duda Porto, será do tipo gostosa de ficar, tanto que irá receber o selo Habanos Lounge, uma novidade da label.

– A Candice Vogue será um ponto de encontro dos mais agradáveis para se encontrar e degustar um bom charuto. O hábito moderado de degustar é sempre um ritual de convergência. Em torno de um charuto, você pode encontrar consigo mesmo ou pode dividir este momento com outras pessoas. É isso o que me interessa, esta capacidade de promover encontros – explica Thiago.
A Deli Delícia terá sua maior unidade no VOGUE SQUARE, reunindo a melhor seleção de produtos mais um restaurante - Divulgação

Na primeira semana de funcionamento, haverá ainda uma tabaqueira cubana enrolando charutos na casa, de acordo com Candice Marroco, criadora da rede de charutarias. Outra atração é uma ‘calçada da fama’ de charuteiros famosos, com plaquinhas de personalidades como Antonio Fagundes, Jô Soares e o próprio Ricardo Amaral.

– Assim como o bar La Floridita, em Havana, homenageou Hemingway, faremos isso com nossos clientes especiais – revela Candice, amiga de longa data de Thiago e quem o ensinou a fumar charuto, em uma edição do antigo Free Jazz, há 20 anos.

Uma Deli Delícia também terá espaço no VOGUE SQUARE. A maior casa da rede abrirá para o café da manhã e, aos fins de semana, para o brunch. Além da seleção de ótimos produtos, dentro da loja funcionará um restaurante, com um setor para o preparo de carnes e outro para acompanhamentos.

– Teremos sugestões do chef, acompanhamentos gostosos, peixes especiais e frutos do mar. Será tudo sazonal, com o que há de mais fresco e saboroso na temporada – comenta a diretora da delicatessen, Andrea Cunha, que vai investir bastante da linha de rotisserie e em opções pré-preparadas no novo ponto.

O Vogue Square irá abrir ainda um mall com lojas e livrarias; além de uma academia BodyTech. Em breve, um lugar onde será possível encontrar tudo para um fim de semana divertido em família, um encontro animado com os amigos ou o espaço que reúne o que há de melhor para facilitar a correria do dia a dia.

Publicidade

VOGUE SQUARE Life Experience

Aberto ao público a partir de 17/11

Endereço: Av. das Américas, 8585 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Contato comercial: (21) 4042-3709 e www.calcada.com.br/vogue/

Nenhum comentário:

Postar um comentário