Todo mundo sabe que o carro é uma das paixões nacionais. O que ninguém faz ideia, porém, é o tempo que passamos dentro dele.
Uma pesquisa global encomendada pela Citroën ao Instituto CSA Research, da França, revela um dado espantoso: o brasileiro é o campeão de permanência no automóvel. Ao longo da vida, permanecerá quatro anos e 11 meses a bordo do veículo – três anos como motorista e um ano e onze meses como passageiro. Se o uso do automóvel for diário, então a média sobe para sete anos e meio, ou seja, 10% de sua existência, levando-se em conta que a expectativa de vida no país é de 75 anos.
No evento realizado em seu Centro de Estilo, em São Paulo, a Citroën divulgou os resultados do levantamento que, além do Brasil, foi feito em sete países europeus, na China, no Japão e na Argentina. Batizada de “Nossas vidas num carro”, a pesquisa faz parte da nova campanha institucional da marca francesa: “Inspired by you” (inspirada por você), que tem o objetivo de se aproximar cada vez mais do cliente e potenciais compradores dos modelos Citroën.
A amostragem aconteceu em todos os Estados do Brasil, de 26 de janeiro de 2016 a 3 de janeiro de 2017, com 500 pessoas acima de 15 anos, donas ou não de carro. “Trata-se de mais uma etapa do trabalho de reposicionamento da imagem da marca, que tem a meta de conversar mais diretamente com nossos clientes”, revela Paulo Solti, diretor geral da Citroën do Brasil.
O que os motoristas querem
Em 2016, a Citroën ergueu três pilares na construção da sua nova imagem: o programa de manutenção a R$ 1 por dia, o Citroën Advisor – canal online para o cliente falar sobre o atendimento na rede de concessionárias – e o St@rt, programa que consiste na venda dos modelos C3 e Aircross pela internet em apenas três passos.
Agora, a pesquisa dá subsídios para a fabricante saber o que os motoristas pensam e qual é o comportamento deles em seus carros. “É surpreendente como o brasileiro passa muito tempo no automóvel”, diz Nuno Coutinho, diretor de marketing da Citroën do Brasil. Como comparativo, a média do argentino é de quatro anos e três meses, enquanto a do europeu fica em quatro anos e um mês. Na China, o tempo é de três anos e um mês e no Japão, dois anos e cinco meses. “Isso nos motiva a querer conhecer em detalhes as experiências e os hábitos das pessoas. Se é para passar tanto tempo dentro de um carro, que seja em um modelo da Citroën.”
Dessa forma, a nova campanha procura transmitir a ideia de como o padrão de qualidade, o conforto e a tecnologia presentes nos produtos da marca são capazes de tornar a vida a bordo mais agradável e divertida. Além dessa informação, a pesquisa proporcionou farto material que pode orientar na oferta de alguns itens. Afi nal, uma das coisas que o brasileiro mais faz no carro é se pentear, se barbear e se maquiar (veja quadro). Ou seja, o veículo é extensão do banheiro da própria casa. “Esse dado pode levar a Citroën a criar novos espelhos pensando nessas atitudes”, afirma Paulo Solti. “É muito importante lançar produtos diferenciados sabendo o que os clientes pensam e o que desejam.”
De posse dos resultados da pesquisa, a agência Havas produziu quatro fi lmes que mostram como é agradável passar o tempo nos carros da Citroën. Eles serão veiculados em canais de TV paga e portais da internet. O principal, com 45 segundos de duração, mostra vários tipos de comportamento que as pessoas têm dentro do automóvel, como cantar, beijar e namorar. Os demais, de 15 a 20 segundos, expõem situações do cotidiano enfrentadas pelos motoristas, como passar em buracos ou sentir que estão sendo enganados ao receber o orçamento de um conserto na oficina.
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